Coluna do Presidente, nº 35
por Philipe Deschamps Dias, em 5 de novembro 2007

MEIO-CAMPO FELIPE: "O OBJETIVO EM 2008 É BRIGARMOS POR TÍTULOS"

Ele é duas vezes o caçula do Ellite: além de ser o mais jovem do grupo, tem pouco mais 6 meses de clube. Desde abril deste ano fazendo parte do elenco de jogadores, ele foi a única contratação do time para a temporada 2007. Desde o começo, no entanto, mostrou a que veio. Marcou de cara dois gols na partida de estréia, contra o Cidade Nova. O primeiro deles foi logo aos 40 segundos de jogo.

De lá pra cá, foram 15 partidas, 18 gols e apenas uma derrota. No ano que vem, ele aspira muito mais: quer títulos e, quem sabe, o prêmio de destaque do ano. Disposição não falta ao jovem, que ainda promete fazer história com a camisa 15. Leiam abaixo a entrevista completa que Felipe concedeu à COLUNA na semana passada.

1. Você estreou no Ellite este ano, trazido pelo zagueiro Marcio PCC, e se integrou muito bem ao elenco. Como foi a sua chegada e como você vê o nosso grupo hoje?

Eu já tinha uma pequena noção do clima harmonioso e receptivo do time, devido a informações do próprio Márcio PCC e de outro amigo, o lateral esquerdo Daniel Martinez, que fez alguns jogos como convidado no Ellite. A chegada dentro de um grupo novo sempre é difícil, mas procurei me empenhar ao máximo para agradar, porque a primeira impressão é a que fica. O grupo é forte, entrosado, alguns jogam há bastante tempo juntos e os que chegaram só têm a somar.

2. Foram 15 jogos e 18 gols até aqui e algumas ótimas atuações. Você está na melhor fase da sua carreira ou acha que ainda pode render mais no Ellite?

Fiquei um tempo parado, jogando apenas no final de semana, mas agora estou pegando mais ritmo de jogo. Uma pena estarmos chegando ao fim da temporada 2007, mas ainda nos restam dois jogos e espero corresponder às expectativas.

3. Em 15 partidas com você em campo, o Ellite saiu derrotado em apenas uma delas (contra o tornado 7x2). Nas outras 14, foram 12 vitórias e 2 empates. É um excelente retrospecto. Está otimista para a temporada de 2008?

Estou muito otimista. O grupo é forte, estamos com mais conjunto e disposição de sobra. O objetivo é em 2008 brigarmos por títulos, caso o Ellite participe de algum campeonato, ou então melhorar a campanha de 2007.

4. Como entrou no time apenas no final de abril e perdeu muitas partidas, acabou ficando de fora da disputa do prêmio de Destaque do Ano. Acha que pode brigar pelo prêmio em 2008?

É muito bom ter o reconhecimento deste prêmio, mas não foi meu objetivo principal. Felizmente, o que almejei em 2007 eu acho que consegui, que foi ter o reconhecimento dos meus colegas e a confiança de todo o grupo. Em 2008, quem sabe o Ellite não melhora a campanha e, de quebra, eu seja condecorado com esse prêmio.

5. Aos 21 anos, você é o caçula do grupo, num time que tem veteranos como o meio-campo Marreco, de 34 anos, o zagueirão Márcio e o goleiro Renato, ambos com 32, além de Chaves, com 30, e outros vários jogadores chegando lá. Como você encara essa diferença de idade e de que maneira pretende tirar proveito disso?

O contato com jogadores mais experientes é exclusivamente em meu benefício, eles me ensinam a dosar mais o ritmo, cadenciar um pouco o jogo e saber a hora de definir uma partida. Além dos jogos serem encarados com mais seriedade, diferente de alguns times que já defendi no próprio Aterro.

6. Para terminar, faça um balanço da temporada 2007, a sua primeira vestindo a camisa 15 do Ellite.

Bom... 2007 foi um divisor de águas para mim, onde abandonei de vez o futebol profissional e resolvi me dedicar inteiramente ao curso de Fisioterapia, mas não podia deixar de lado os jogos de fim de semana. Por sorte lembrei do Ellite e de toda a sua seriedade, clima amistoso e competitividade que sempre tinham me chamado a atenção. Contatei então meu amigo Marcio PCC e pedi uma oportunidade.

Tive a felicidade de me adaptar rapidamente ao esquema tático do time e de descobrir a melhor forma de ajudar o Ellite a alcançar às vitórias. As boas atuações foram aparecendo e, junto com elas, os gols. O desejo é que em 2008 só melhore. Fico muito feliz de ter sido recebido com carinho e respeito por todos do grupo, principalmente pelo nosso presidente, e espero que eu possa sempre corresponder a todos em campo e fora dele.

ALEX NÃO FALTA A UM JOGO DO ELLITE DESDE MAIO DO ANO PASSADO

O meio-campo Alex não está satisfeito com o prêmio de Presença que ele vai abocanhar ao final desta temporada. Ele quer mais... O jogador me alertou com propriedade que não faltava um compromisso do Ellite desde o ano passado. Fui ao site verificar e pude comprovar que a última ausência do jogador foi em 17 de maio de 2006, na partida contra o Nacional, quando vencemos por 7x0. De lá pra cá, foram 47 jogos seguidos com o camisa 8 em campo.

Mas ainda falta muito para o jogador bater o recorde de partidas seguidas pelo Ellite. O recorde pertence a este que vos escreve: de abril de 2002 a abril de 2004 não faltei NENHUM jogo do time. Joguei 98 partidas seguidas com a camisa 9. Só não passei dos 100 jogos porque o técnico à época, Chaves, preferiu não me utilizar na partida contra o Santa Marta, pelas quartas-de-final do aberto da Federação de Futebol Soçaite.

O recorde está aí para ser batido: 98 partidas seguidas. Será que o Alex consegue? Ele acredita que sim: "Ph, casei no sábado e joguei no domingo. Voltei da lua-de-mel e, poucas horas depois, já estava em campo com a camisa do Ellite. O que mais me impedirá de ir aos jogos do Ellite??? Já desmarquei até churrasco na casa dos meus sogros por causa de jogo. A maioria casa e morre... eu sou o contrário. Quem manda lá em casa sou eu!". Vamos ver se o bravo meio-campo tem razão. eheheh

RECORDAR É VIVER: HÁ 5 ANOS... ELLITE X ARK

Seguindo sugestão do meio-campo Juninho, vou recordar aqui, de vez em quando, jogos marcantes na história do Ellite (sejam derrotas, empates ou vitórias), utilizando sempre datas cheias que coincidam com a data de publicação da COLUNA: há 2 anos, há 3 anos, há 5 anos e por aí vai. Vou começar com um jogaço, há 5 anos, em novembro de 2002.

Foi um jogo contra o ARK, no Aterro, em 20 de novembro de 2002. O Ellite abriu 1x0, mas o adversário empatou. Fizemos 2x1, mas permitimos novo empate. Abrimos vantagem novamente: 3x2, mas o ARK, insistente, empatou de novo: 3x3. Na etapa final, chegamos a fazer 5x3, mas permitimos a virada para 7x5, No final ainda encostamos no placar, mas ficou nisso: 7x6 pra eles.

O Ellite entrou em campo com Adriano, Guedão, Márcio, Vilano e Daniel (convidado); Guil, Juninho, Chaves e Ph. Os gols foram de Juninho (3), Guil, Ph e Márcio. Vale lembrar que o ARK é um dos maiores adversário do Ellite e um dos maiores times do soçaite carioca.

Travamos 5 partidas inesquecíveis com eles. Tirante o primeiro confronto - no ano de 99, no Country Clube Tijuca, quando fomos batidos por 8x3 - as outras partidas foram todas disputadíssimas. Em 2001, vencemos por 7x6 no Colégio Batista. Em 2002, no jogo relatado acima, o ARK inverteu o placar e nos venceu por 7x6. Em 2003, vencemos por 6x5 no Aterro, empatando a série em 2x2. Em 2005, no Aterro, no último confronto entre as duas equipes, o ARK novamente inverteu o placar e venceu por 6x5. Retrospecto sensacional. Em 2006 e 2007 ARK e Ellite não se enfrentaram. Em 2008 vamos tentar novamente igualar a série, que está 3x2 para o lado de lá. Aguardem... Em outras oportunidades vou lembrar os demais confrontos por aqui.

MIDAS PROVOCA E DIZ QUE ELLITE TEM MEDO DE CONFRONTO ENTRE AS EQUIPES

Gustavo Maranhão, presidente do Midas e responsável pelo informativo intitulado Mundo Society, disse em sua última edição que o Ellite está fugindo do Midas. ?!?!?!?!?!? Ele diz: "até quando Ph dará desculpas para não enfrentar o Midas?". Ora, ora, ora, meu caro Gustavo, só me faltava essa agora. Vejamos:

Ellite e Midas se enfrentaram 3 vezes na história. A primeira foi no campo do Midas, em abril de 2003, em São Cristóvão. O Ellite vencia facilmente por 2x0 aos 10 minutos de jogo. Antes dos 20 minutos, no entanto, o juiz resolveu expulsar este que vos escreve por reclamação normal de jogo (algo totalmente impensável para um amistoso). O Ellite permaneceu com 1 menos durante todo o resto da partida (o que fez muita diferença, ainda mais num campo pequeno e estreito onde jogavam apenas 6 na linha). Mesmo assim, o Ellite se segurou como pôde e chegou ao finalzinho da partida vencendo por 3x2. Eis que no final, o juiz resolveu expulsar mais um, o meio-campo Alex, deixando o time com 4 jogadores apenas. O Midas então conseguiu empatar a partida em 3x3.

Tirando o absurdo que foi este primeiro jogo entre as equipes, os outros dois jogos entre Ellite e Midas foram de fato muito disputados e equilibrados. Em novembro de 2003, o Midas virou um jogo que perdia por 4x0, vencendo por 5x4 em pleno Aterro. Em dezembro de 2004, o Ellite foi a forra e venceu por 4x3, também no Aterro, em mais um jogaço. De lá para cá, não mais nos enfrentamos. O Midas conseguiu um horário fixo em Jacarepaguá e nunca mais aceitou convites para jogar no Aterro. O Ellite, por sua vez, também não aceitou jogar no final de semana em Jacarepaguá por motivos diversos.

Não existem, portanto, desculpas por parte do Ellite para enfrentar o Midas. A verdade é que AMBOS estão acomodados em suas casas e não querem jogar em campo adversário. O Midas tem seus motivos para não jogar no Aterro e o Ellite, os seus para não ir à Jacarepaguá. Se o Midas está assim tão ávido para um confronto entre as partes que venha ao Aterro jogar. Já foi convidado VÁRIAS vezes, mas recusou todos os convites. Se há desculpas por parte do Ellite, também há por parte do Midas. Faço então a mesma pergunta ao Gustavo: até quando você dará desculpas para não enfrentar o Ellite ???

Deixo os leitores tirarem suas próprias conclusões...

AGENDA DO ELLITE

Dia 14/11 - Ellite x Clube de Amigos e Futebol Elite - CAFE
Dia 28/11 - Ellite x Icatu
Dia 12/12 - Jogo comemorativo: Time do Ph x Time do Chaves
Dia 16/12 - Churrasco de final de ano e premiação dos melhores da temporada

RAPIDINHAS

- Maurício fica louco quando sai alguma notícia sua na COLUNA. O ex-jogador quer sempre direito de resposta o mais rápido possível. Mas, como diz o ditado, a emenda acaba saindo pior que o soneto. ehehe

- Por motivos profissionais, tive de escrever a COLUNA antes do final de semana e, portanto, antes da final entre Ajax e Iate Clube Jardim Guanabara, pelo campeonato do jornal Extra. Não sei o resultado, mas espero que o Ajax tenha saído vencedor. Falamos sobre isso na próxima edição.

- É importante que todos paguem logo as mensalidades atrasadas e quitem as de novembro e dezembro, além de pagar o nosso churrasco com antecedência. É um compromisso de todos nós.
[Voltar]