Coluna do Presidente, nº 41
por Philipe Deschamps Dias, em 15 de janeiro de 2008

ELLITE FICA EM OITAVO LUGAR NA COPA CELTA MAS SAI DE CABEÇA ERGUIDA

Mais uma vez o Ellite F.C. mostrou que não entra nos campeonatos para fazer figuração. Depois de perder do Potenza e vencer o Fanfa e o Cevada na primeira fase, o Ellite passou para as oitavas de final e fez uma partida inesquecível contra o jovem time dos Falcões, que foi o primeiro colocado geral da fase classificatória. Vencendo com justiça - e convencendo - o Ellite passou para as quartas de final, mas acabou derrotado pelo FS Maciel, que terminou sendo o grande campeão posteriormente.

O Ellite acabou sendo vencido pelo cansaço ao pegar um adversário mais jovem e descansado, que foi beneficiado pelo WO do Guaíba e não precisou entrar em campo para passar de fase. Terminando em oitavo lugar, o Ellite ficou entre os melhores da competição, à frente de grandes e tradicionais times, como Tornado e Tchan, além de Karkará e Vitória Régia, que decepcionaram e foram eliminados ainda na fase de grupos.

Vale dizer que o grupo do Ellite era o mais forte entre os seis selecionados pela organização. Prova disso é que entre os 8 primeiros colocados, tivemos 3 times do grupo E: Ellite, Fanfa e Potenza. Completaram a lista dos 8 primeiros os cabeças de chave do grupo B (ARK), do grupo C (Galácticos) e do grupo D (FS Maciel), além do Rebeldiões, do grupo A, e Batista FS, do grupo F. Ou seja, uma força de cada grupo.

CARAMUJO S/A DE VOLTA

Foi muito bom ver Fábio Alvarenga, presidente do Caramujo S/A, prestigiando a 5º Copa Celta e trabalhando como mesário do torneio. Responsável por um dos clubes mais tradicionais do Rio, Fábio disse que iria trocar o nome do time, passando de Caramujo para Estrela Carioca. Alegou que o nome afastava potenciais patrocinadores.

Em nome do Ellite, peço que o Fábio reconsidere sua decisão. O Caramujo é uma marca forte e conhecida no meio do soçaite carioca. Estrela Carioca será apenas mais um time, entre tantos outros... e construir uma marca leva tempo. Fábio, mantenha o CARAMUJO! Quero vê-lo de volta com aquele bandeirão e os fogos saudando a entrada do time em campo. Caramujo é tradição!

Antes da partida contra os Falcões, Fábio - ou simplesmente Caramujo, como é conhecido - protagonizou uma cena inesquecível, que, tenho certeza, ficará marcada na memória de todos os jogadores do Ellite. Com todo o elenco do Ellite aguardando o início do jogo, Caramujo fez uma análise do time, dando dicas e orientações para o sucesso em campo. Perguntado sobre o que faria se fosse técnico do Ellite, ele analisou alguns jogadores individualmente e foi aplaudido em coro por todos quando deu seu veredicto para a situação do atacante Chaves: "Ele é um caso a parte. Falta motivação. Eu faria um trabalho psicológico com ele", disse Caramujo, sendo ovacionado pelos jogadores do Ellite.

Foi bom vê-lo de volta, Caramujo. Você é uma figura que faz bem ao soçaite carioca: esforçado, boa praça e engraçado, contagia todos em volta com a paixão que demonstra ter pelo nosso esporte. Fábio Caramujo, que é dirigente, técnico, jogador e promotor de eventos, luta não é de hoje para promover o esporte no Rio de Janeiro, sempre com campeonatos baratos e acessíveis a todos.

PRESIDENTE DO ELLITE GANHA MAS NÃO LEVA BOLÃO DA COPA CELTA

O presidente do Ellite (eu!) foi um dos ganhadores do Bolão da Copa Celta, organizado por Gustavo Maranhão, presidente do Midas e autor do Mundo Society, blog de notícias sobre o futebol soçaite amador. Os leitores foram convidados a escolher os oito primeiros colocados do campeonato, recebendo pontos de acordo com os acertos.

No final, fiquei empatado com 16 pontos ao lado de outros 3 leitores. Acertei o vice-campeonato do ARK, além de apostar no Ellite e no Galácticos entre os 8 primeiros. O critério de desempate foi a data do palpite. Como um dos que empataram comigo havia enviado o palpite antes, acabei perdendo. Venceu o Léo Raça, do Rebeldiões. Mas valeu, foi uma boa iniciativa do Gustavo.

ARBITRAGEM DA COPA CELTA TEM SALDO POSITIVO

Surpreendentemente, as arbitragens da Copa Celta foram acima da média. Dos quatro árbitros selecionados pela organização, apenas o careca Ralf, que apitou o grupo do Ellite na primeira fase, deixou a desejar. Os árbitros das partidas do Ellite nas oitavas de final, Edson, e nas quartas, Rodrigo, tiveram ótimas atuações. Além de bons tecnicamente, agiram sempre com cordialidade e bom senso, conduzindo as partidas da melhor forma possível, evitando embates e confusões.

O tal do Ralf, no entanto, foi um desastre. Marrento, pensando ser o Pierluigi Collina, ele não admitia nenhum contato com os jogadores. Nem mesmo antes ou depois dos jogos ele aceitou "se rebaixar" e conversar com os jogadores. Arrogante e pedante, ele foi a BOLA FORA entre os árbitros do campeonato. Num meio de futebol amador, o mínimo que se espera de um juiz é bom senso e respeito. Ele passou longe disso. Não aceitou botar o colete para não ser confundido com jogadores de um dos times e não corria em campo para acompanhar as jogadas. NOTA ZERO pra ele.

Apesar de não ter apitado nenhum jogo do Ellite neste campeonato, o quarto árbitro era o já conhecido Ted, que sempre trata todos com muito respeito e faz arbitragens corretas. BOLA DENTRO para o Edson, o Rodrigo e o Ted.

CRISTIANO MANDA MENSAGEM AO ELLITE

Depois de não se sair bem no primeiro dia de competição, o meia Cristiano Grafitti se recuperou e teve boa atuação nas oitavas de final, sendo decisivo ao marcar o gol da vitória do Ellite por 3x2. Cristiano, que mora em São Paulo, esteve no Rio para o aniversário do meio-campo Juninho e aproveitou para integrar o plantel do Ellite na Copa Celta.

O jogador teve sua estada de apenas três na cidade praticamente dedicada ao campeonato. Ele trocou as praias cariocas pelo gramado do Colégio Batista. Engraçado e irreverente, o jogador fez questão de deixar sua mensagem ao time. Diretamente de Ribeirão Preto, por telefone, ele disse:

"É uma satisfação poder defender um time como esse, onde reina o espírito de amizade e alegria. Não poderia haver nome melhor que ELLITE para definir um grupo de pessoas tão especiais." O jogador, que já jogou profissionalmente no América do RJ, confessou ter gostado muito do Fabio Caramujo e pediu que eu transmitisse a ele a vontade de um dia defender uma equipe sob seu comando técnico. Valeu, Cristiano!

BOLA DENTRO

Para todo o time, em especial para aqueles que jogaram menos tempo: Bruno, Vilano, Zumbi (e também este que vos escreve, ora bolas). O time teve louvável espírito de equipe e em nenhum momento algum jogador agiu com individualismo. Mesmo do lado de fora, todos apoiaram o time e torceram pela vitória do Ellite, que está acima de todos nós.

Vale destacar também a atitude do atacante Chaves, logo após o término da partida contra o FS Maciel. Com todos saindo de campo cabisbaixos com a derrota, o camisa 10 juntou os jogadores no meio-campo e disse mais ou menos o seguinte: "Não vamos abaixar a cabeça não. Todo mundo jogou com raça e cada um aqui dentro fez o melhor que pode. Perdemos, mas fizemos o possível e defendemos o Ellite da melhor forma possível". A seguir todos deram as mãos e gritaram ELLITE da mesma forma que fazemos antes de todos os jogos em campeonatos. Os jogadores do FS Maciel, que nos venceram mas saíam de campo sem expressar nenhum sentimento de vitória, não entenderam nada. É a força do Ellite, unido e inabalável mesmo nas derrotas.

BOLA FORA

Para Guedão. O lateral não apareceu no Colégio Batista, nem no sábado nem no domingo. Tudo bem que o jogador estava lesionado, mas poderia ir até lá para apoiar os amigos. Se o time chegasse à final e fosse campeão, o lateral, que é um dos fundadores do time, só ficaria sabendo no dia seguinte e não participaria da comemoração. Lamentável.

BOLA FORA

Para a equipe do Guaíba, da Urca. Não apareceram para jogar as oitavas de final e acabaram prejudicando por tabela outros times, como o Ellite, que teve de enfrentar nas quartas de final um adversário (FS Maciel) que não precisou nem entrar em campo para passar de fase. Cumprir os compromissos é premissa básica para qualquer time que se preza e que quer crescer no futebol soçaite. Em 10 anos de estrada, o Ellite NUNCA perdeu um jogo por WO. Perdemos muitas vezes por entrar em campo com um time desfalcado ou desfigurado, mas sempre cumprimos com os compromissos marcados, seja em amistosos ou em campeonatos. Trata-se de respeito e consideração. Com a grande quantidade de bons times, sérios e organizados, os responsáveis pela Copa Celta devem pensar duas vezes antes de convidar o Guaíba para outros torneios. Lamentável.

BOLA FORA

Para Marreco. O meio-campo tem que deixar de ser trouxa. Preferiu jogar pelo Guaíba e acabou nem entrando em campo nas oitavas de final. O Guaíba apareceu lá com apenas 2 jogadores mais o Marreco, que ainda tentou levar o ex-goleiro do Ellite Rodrigo para agarrar pelo time da Urca. Mal sabia ele que Rodrigo já estava escrito como segundo goleiro do Ellite e tampouco poderia defender as metas do Guaíba.

FRASE DA SEMANA, por Mundo Society

A pérola da semana, escolhida pelo Mundo Society, foi de Vilano. Vejam o que escreveu o Gustavo em seu blog:

" Ao ouvir de mim o relato das 15 ligações que o presidente de seu time, PH Dias, fez ao meu celular no sábado a noite, para saber se estava ou não classificado, Filipe Vilano, jogador do Ellite FC, disse o seguinte: "Imagina eu, que aturo isso quase todo dia!" ".

NOTA do COLUNISTA: Liguei sim várias vezes pro Gustavo. Não foram 15, é claro, foram umas 5 vezes. A insistência, além da minha ansiedade natural, tinha o objetivo de saber o quanto antes o horário da partida para poder avisar e programar a chegada dos jogadores do Ellite ao Colégio Batista. Time organizado é isso aí.

E POR FALAR EM FRASE DA SEMANA...

Até concordo que a tirada do Vilano engraçada, mas a do Fábio Caramujo a respeito do Chaves também foi de chorar de rir: "Falta motivação ao Chaves. Eu faria um trabalho psicológico com ele". SEN-SA-CI-O-NAL. Isso porque o Caramujo viu apenas 3 jogos do Ellite na primeira fase. Imagina se ele passa a ir ao Aterro as quartas-feiras??? Manda internar o Chaves! eheheh

RAPIDINHAS da 5ª Copa Celta

- Parabéns mais uma vez aos organizadores Leonardo Chaves, do ARK, e Gustavo Maranhão, do Midas. A 5ª Copa Celta foi um sucesso. O Ellite espera prestigiar o evento em 2009 novamente.

- A boa equipe do Fanfa, com quem o Ellite estreou na Copa Celta, fez uma resenha fiel ao que foi o nosso jogo. Nela, somos chamados de "tradicional time do Ellite". Vejam em http://fanfafs.fotoflog.com.br/

- O atacante Chaves quebrou um dedo do pé no jogo contra o FS Maciel, na 5ª Copa Celta. O camisa 10 vai desfalcar o time no jogo do próximo dia 23, contra o Pedra da Mangueira, no Aterro.

- Alex bem que tentou... mas não conseguiu chutar nenhuma bola para fora do Colégio Batista.

- Na humilde opinião deste colunista, Marcio PCC e Guil foram os destaques do Ellite na Copa Celta. O meio-campo Felipe também jogou muito bem, mas precisa botar o pé na forma e melhorar as finalizações.

- O blog Mundo Society, do Gustavo, classificou o jogo Ellite x Falcões como um dos melhores da competição. Confiram o blog do Gustavo, que está hospedado em www.futsite.com

- Por falar em Gustavo... quem foi que disse pra ele que aquele chapeuzinho marrom de pescador é bonito??? Ô Gustavo, bota um boné pra esconder a careca! Aquele chaupeuzinho tá demais! ehehe
[Voltar]