Coluna do Presidente, nº 43
por Philipe Deschamps Dias, em 28 de janeiro de 2008

ELLITE ENVIA CARTA DE PROTESTO À ORGANIZAÇÃO DA COPA COUNTRY
Time decide ficar de fora por não concordar com o alto preço da taxa de inscrição


Na condição de presidente do Ellite F.C., tomei a liberdade de encaminhar uma carta à organização da Copa Country Clube Tijuca, protestando contra o alto preço cobrado pela inscrição, que subiu 30% em um ano. Por não concordar com a taxa, considerando-a muito acima da realidade, o Conselho Deliberativo decidiu, depois de ouvir também alguns jogadores, não inscrever o Ellite na competição.

Mesmo acometido por uma ponta de tristeza – devido ao fato de ficar de fora de um campeonato onde fez história –, o Ellite acha que se participasse, estaria concordando com a postura da organização, que tem à frente o presidente do Midas, Gustavo Maranhão. O Ellite espera que os organizadores revejam o valor cobrado, para que, em 2009, o Ellite possa novamente participar do tradicional campeonato. Abaixo segue a íntegra da carta, encaminhada aos organizadores.

"Infelizmente o Ellite ficará de fora da 8ª Copa Country. Será a segunda ausência do Ellite, que participou de 6 das 7 edições anteriores e foi o campeão da 4ª Copa CCT, figurando em honroso segundo lugar no ranking geral da competição. É uma pena. Gostaria muito de participar, mas o preço abusivo da inscrição este ano fez com que a maioria dos jogadores do time votasse contra a participação.

Lamento que a Copa Country, um torneio tão tradicional do soçaite amador, esteja agora visando o lucro, querendo se igualar aos torneios pseudo-profissionais organizados pelo tal do ACM (ou AMC, sei lá) na Barra da Tijuca. Ano passado, a taxa de inscrição foi de R$ 450 (ou 400), se não me engano. Este ano, tivemos um aumento de 29%, totalmente fora da realidade para um torneio organizado no mesmo lugar e sob as mesmas bases.

Preocupa-me essa ânsia de tentar profissionalizar e tornar o futebol soçaite um esporte lucrativo, elitizando-o em excesso. Logo uma modalidade que tem no amadorismo a sua essência. O que vale é a integração, a confraternização e a competição sadia entre os clubes, como sempre pude presenciar na Copa Country.

Fica aqui o meu protesto, em nome do Ellite F.C., que nasceu há 10 anos nas democráticas areias da Praia do Flamengo e depois se transferiu para a terra batida do Aterro. Não queremos graminha nova, vestiários climatizados, uniformes brilhando, cobertura da imprensa nem juízes e jogadores pseudo-profissionais. Queremos apenas manter vivo o prazer de jogar futebol soçaite, seja no Aterro, no campo da PUC (que permanece até hoje em terra batida e onde o Ellite já travou várias batalhas contra o Azulino), na grama dura de Irajá ou no areal lá em cima do morro da Mangueira.

Vale dizer que o Ellite continuará prestigiando sempre o verdadeiro futebol soçaite, do qual faz parte o ARK, um dos organizadores do torneio e, na minha opinião, o mais importante e tradicional time em atividade no Brasil. Estarei acompanhando a Copa Country de fora, torcendo para que o ARK levante o troféu de campeão mais uma vez, e para que os organizadores repensem o modelo de negócio em que estão querendo transformar o futebol soçaite.

O Ellite, como time de vanguarda, permanece sempre na luta em defesa da essência do esporte."

MESMO COM CAMPO INTERDITADO, ELLITE MARCA JOGO NO ATERRO

O Ellite não ficará tanto tempo sem jogar no Aterro, conforme informado na última COLUNA. Está marcado para a próxima quarta-feira, dia 30, às 21hs, no campo 5 ou 6 (ainda indefinido), mais um amistoso contra o Porto do Aterro, que nos convidou para jogar em seu horário. É que apenas o campo do Ellite está em obras.

Vale lembrar que Porto do Aterro e Ellite estão absolutamente empatados em quatro confrontos. São dois empates em 8x8 (em setembro de 2006 e janeiro de 2007), uma vitória do Porto por 11x9 (em março de 2007) e uma vitória do Ellite, em 9 de janeiro deste ano. São 31 gols para cada lado. O 5º jogo desta semana será o tira-teima. Promete mais uma vez ser um grande jogo!

RAPIDINHAS

- O atacante Chaves retirou a tala do pé no último domingo e afirma que vai jogar quarta-feira. Se com o dedo bom já reclamava de dor e das entradas do adversário, imagina agora, com o dedo quebrado ainda em recuperação...

- Lembro que NINGUÉM pagou a mensalidade de janeiro. Conforme já anunciado, este ano serão R$ 30,00 por mês até maio. Depois não reclamem que a dívida está alta. Vamos lá, pessoal.

- A propósito, quem puder quitar o valor antecipadamente ajuda. É que já estamos fechando e pagando algumas despesas da nossa festa, em junho. São 10 anos de Ellite... não é para qualquer um não.

- É bom TODOS reservarem na agenda as datas de 14 e 21 de junho. A festa acontecerá em um desses dois dias.

- A COLUNA deseja um ótimo tríduo momesco a todos. Aproveitem... mas, sempre, com moderação.
[Voltar]