Coluna do Presidente, nº 50
por Philipe Deschamps G. Dias

RETA FINAL NA PREPARAÇÃO PARA A FESTA DE 10 ANOS DO ELLITE

Falta menos de um mês para o maior evento do futebol soçaite carioca este ano. É a grande festa de comemoração dos 10 anos do Ellite F.C., que será realizada no dia 14 de junho, em Laranjeiras, a partir das 20h30min. A comemoração terá 100 convidados, entre jogadores, ex-jogadores, amigos, familiares do Ellite e representantes de outros grandes clubes do soçaite.

Foram convidados os presidentes do Ajax do Aterro, ARK, Midas, União Sul, Caramujo S/A, Union, Icatu e Tornado, entre outros. Estarão presentes também as esposas e filhos de todos os jogadores e convidados. Será uma grande festa da família Ellite.

O ponto alto da noite será a apresentação do documentário do time, produzido e editado pelo webmaster e jogador Guedão. Ele está otimista com o resultado:

"O documentário tem tudo para ser um sucesso. Pretendo surpreender os integrantes e amigos do time com uma produção de qualidade. Certamente, será um marco para a nossa história, assim como foi o site, o jornalzinho do Ellite e tantas outras inovações. Espero que gostem. Quase todos os integrantes já concederam entrevistas e agora falta somente editar. Algumas imagens antigas resgatam a história do time. Estou bastante ansioso para acabar logo a produção".

RECORDAR É VIVER, COM VILANO

A COLUNA resolveu colher depoimentos de jogadores e ex-jogadores, lembrando alguma antiga passagem específica do time que ficado particularmente guardada na memória. Para esta edição, ouvimos o zagueiro Vilano. Diz aí, vice-presidente:

"O jogo foi contra o Pedra da Mangueira, lá em cima, dentro da favela, em dezembro de 1998. Foi o penúltimo jogo do ano e 6º da história do Ellite. Nós estávamos perdendo por 2x1, quando eu fiz o gol de empate e pusemos fogo na partida, dominando totalmente o jogo. Aí o Guedão fez o gol que o Pelé não fez: do meio de campo ele me faz um golaço (só não me lembro se foi o 3º gol). O título da resenha do dia seguinte podia até ser: "Guedão faz o gol que Pelé não fez!". Vale lembrar que depois do jogo ainda fomos tomar Guaraná Tobi na favela. Aliás, eu e Guedão marcamos nosso primeiro gol pelo Ellite justamente nesse dia."

Este jogo lembrado pelo Vilano foi no dia 12 de dezembro de 98 e o Ellite entrou em campo com a seguinte formação: Neco, Rony, Carlão, William e Luiz Fernando; Guedão, Vilano, Sardinha e Marcelo; Chaves e Ph.

Os gols foram de Chaves (2), Marcelo (2), Guedão e Vilano. Neco, Carlão, Marcelo e Sardinha foram convidados para completar o time. A resenha da época registrou esta partida como a melhor do Ellite desde a fundação. Recordar é viver. Saudades...

ALEX ESTÁ MAIS FANFARRÃO DO QUE NUNCA

Alex se superou no último jogo do Ellite. Depois de ser expulso de campo, tirou o cartão vermelho da mão do juiz e rasgou ao meio, jogando-o no chão. Saiu de campo aos berros, braços abertos, xingando o pobre coitado do árbitro... uma verdadeira pantomima. Detalhe: o cartão era de borracha. Foi difícil a beça para o camisa 8 conseguir rasgar o instrumento de trabalho do juiz. Menos, Alex, menos...

VELHO NOVO TIME NA PRAÇA

O Tubarão F.C., contra quem o Ellite jogou no último dia 14 de maio, foi uma boa descoberta. Time aguerrido, organizado e muito bom. Mesmo perdendo por 4x0 continuaram jogando sempre na bola, encostaram no placar (4x3), mas, felizmente, não empataram. Ao final do jogo, mesmo derrotados, foram muito simpáticos com todos os jogadores do Ellite, num clima bastante agradável, como deve ser sempre o futebol soçaite. Certamente teremos novos confrontos entre as duas equipes.

Apesar de nunca ter jogado contra o Tubarão, fiquei sabendo que o time já existe desde 1999. Foi uma boa surpresa para mim e para o Ellite.

COLUNA DO PRESIDENTE COMPLETA 50 EDIÇÕES

A COLUNA do PRESIDENTE, a primeira do futebol soçaite do Rio de Janeiro, completa 50 edições. Parabéns a todos nós do Ellite, que fazemos esta COLUNA em conjunto. A primeira foi publicada em março de 2007. De lá pra cá, o Ellite mais uma vez ditou moda, e teve time seguindo esta inovação. A Internet tem espaço para todo mundo, mas este título ninguém tira do Ellite: o primeiro a lançar uma COLUNA periódica em seu site.

RAPIDINHAS

- Marcio PCC ganhou a camisa do cruzeiro em um sorteio no programa radiofônico Rock Bola do dia 18 de abril. Marcio PCC conhece o apresentador do programa, que é inclusive seu vizinho. Hum, sei não... tem cheiro de marmelada. ehehe

- Guil ficará fora do time até o final de julho. O rapaz está fazendo um curso de segunda a sexta-feira até as 23 horas. É pena. O lateral é um dos pontos fortes do nosso time. É um grande desfalque.

- O goleiro Daniboy, do Na Brasa, foi a Maceió assistir ao jogo do Vasco contra o Corinthias de Alagoas, pela Copa do Brasil. Foi num dia e voltou no outro! Muito maluco! Rony e Odraude perdem... de goleada!

- Por falar em goleiro, o camisa 1 do Ellite, Renato, depois do papelão do furo no jogo contra o Midas, apareceu no Aterro e teve ótima atuação contra o Tubarão. Acabou sendo o destaque do jogo. Que o furo não se repita: tem dois excelentes goleiros fungando no seu cangote: Rodrigo e Chileno.

PÁ E BOLA

- O campo do Ellite no Aterro está melhorando a cada jogo, com o excesso de borracha sendo dispersado aos poucos. É o melhor campo do Rio! A agenda do Ellite fala sozinha: só temos vaga para o meio de julho... e a disputa entre os times para jogar conosco é grande!

- Com o gol de Vilano, contra o Tubarão, o meio-campo Marreco é o único jogador do elenco que ainda não balançou as redes este ano.

- Ô Rony! Cadê as fotos que você ia fazer do Ellite???

IMAGEM DA SEMANA

O registro anexo é uma pequena reportagem com o meio-campo Juninho, que foi publicada na revista Placar, no ano de 2000, quando o nosso camisa 17 estava jogando no Coria, na Espanha. Antes de chegar lá, Juninho ainda passou pelo time B do Middlesbrough, na 1ª divisão do futebol inglês. Depois do Coria, Juninho foi para o Albacete, na 2ª divisão do futebol espanhol. O jogador acabou voltando ao Brasil e hoje enverga com muito orgulho a camisa do Ellite.

Vale dizer que a matéria é parte do vasto arquivo futebolístico do nosso amigo Maurício. Foi ele quem resgatou a memória e enviou ao colunista. Nem Juninho deve ter isso guardado! Salve, Maurício!

NOTA DO COLUNISTA: o saudosismo da COLUNA de hoje (com a seção "Recordar é Viver" e o resgate da história de Juninho) talvez se deva ao saudosismo do próprio colunista que – a menos de um mês para os 10 anos do Ellite – está recorrendo bastante à memória, sempre com recordações positivas. Espero que tenham gostado.
[Voltar]