Coluna do Presidente, nº 56
por PH

MINEIRO ANUNCIA VOLTA AO BRASIL E QUER VAGA NO ELLITE

O ex-zagueiro do Ellite Mineiro (38 jogos e três gols entre 2002 e 2005) mandou e-mail a este colunista avisando que vai de fato voltar ao Brasil, depois de longa temporada em Madrid, na Espanha. Ele disse que está em forma (tenho minhas dúvidas), que chegará a tempo de participar da festa de final de ano e que quer recuperar sua vaga no time. Vejam a íntegra da mensagem do bravo zagueiro:

"Ph, volto dia 12 de dezembro, antes do Churrasco. Eu irei (ao churrasco). Solicito iniciar as negociações para meu retorno ao time. Não sei das carências da equipe, mas sei que posso ser útil. Estou novamente em forma (80 quilos) e preparado pra jogar. Mande um abraço pro Juninho. Não sabia que ele tinha casado. Até a volta".

Vamos esperar o rapaz retornar e ver se ele está realmente em forma. O melhor de tudo é que o churrasco este ano promete: Mineiro e Marcio juntos e de volta!

P.S. Até hoje ninguém sabe ao certo o que o rapaz faz na Espanha. Pela velocidade com que tem respondido aos e-mails, imagina-se que Mineiro está trabalhando num Cyber Café.

GOLEIRO RENATO É DÚVIDA PARA OS PRÓXIMOS JOGOS

O número 1 do Ellite, Renato, tornou-se dúvida para os próximos jogos do time, sobretudo para o compromisso contra o Azulino, dia 29. Renato está com uma contusão na coxa, mas ainda não tem o diagnóstico exato. "Dificilmente terei condições de enfrentar o Azulino", avisa o jogador. Em caso de confirmação da ausência do goleiro, Rodrigo ou Chileno são os candidatos a substituir o arqueiro Renato. Vamos aguardar os resultados do exame do nosso goleiro maluquinho.

GUEDÃO E VILANO TÊM O PIOR ANO EM PRESENÇAS

Dois dos jogadores mais importante do Ellite – respectivamente o 3º e 5º colocados na lista geral de presenças –, Guedão e Vilano não estão tendo um bom ano no time. Ambos têm faltado demais aos compromissos no Aterro. Independente das próximas partidas do time na temporada, eles já estão fora da disputa pelo prêmio de Destaque do Ano, pelo simples fato de não terem comparecido ao mínimo de 75% dos jogos do Ellite. Das 28 partidas até aqui, Guedão jogou apenas 14 (metade delas!) e Vilano, 18. É muito pouco para os dois, que representam muito ao time.

Na lista de presenças do ano (considerando o elenco em atividade) eles estão na frente apenas de Marreco, que, sabidamente, não pode sempre comparecer aos jogos de quarta-feira por motivos profissionais. Nunca os dois faltaram tanto aos jogos do Ellite.

Guedão e Vilano, BOLA FORA! Espero que os dois se recuperem em 2009. O Ellite precisa de vocês!

FELIPE DESFALCA ELLITE, MAS MANDA REPRESENTANTE

O meio-campo Felipe desfalcou o Ellite no último compromisso do time, contra o Icatu. Mas ele fez questão de enviar um representante ao jogo... mesmo que para jogar no adversário. É que o zagueiro Cuiabá, do Icatu, é a cara do nosso camisa 15: estilo boleirão, baixinho, magro, moreno, feio e de cabeça raspada. Pela idade um pouco avançada de Cuiabá e pela jovialidade do nosso apoiador, teve gente dizendo que o zagueiro do Icatu era, na verdade, o pai do Felipe.

MAIS UM 4X4 NA VIDA DO ELLITE

Realmente, 4x4 parece ser um resultado que persegue o Ellite. O último empate com o Icatu foi o décimo 4x4 na história do time – disparada a igualdade mais vezes registrada nos placares do Ellite. Vejam abaixo a estatística completa de TODOS os empates da história do Ellite. Este ano, até o momento, o Ellite empatou apenas duas vezes. Em toda a história, foram 39 empates em 292 jogos.

4x4 - 10 vezes

5x5 - 6
7x7 - 6
2x2 - 4
3x3 - 4
8x8 - 4
1x1 - 2
6x6 - 2
9x9 - 1

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Tem uns 3 ou 4 presidentes de clubes do soçaite carioca que acham que o futebol soçaite gira em torno deles, resumindo-se a uns 10 ou 20 times da patota. Organizam campeonatos e, agora, inventam ligas e as tratam como oficiais, como se representassem todo o futebol soçaite. Bajulam uns aos outros e estão sempre se promovendo. Falam como se fossem professores e estão sempre fazendo listinha de "melhores e maiores" times do Rio, como se conhecessem todas as equipes e fossem autoridades no tema.

Eles esquecem, no entanto, que o futebol soçaite é muito maior do que eles, suas ligas de fundo de quintal e seus times, uns até muito bons, outros nem tanto. O Rio de Janeiro é enorme e existem centenas de times espalhados pela cidade, com propósitos e objetivos diferentes.

Isso pouco me incomodava e prendia a minha atenção, mas acontece que entre as ligas, séries e outras coisas criadas por aí, apareceu agora uma tal liga do Aterro (mais uma!) que estabelece duas divisões do futebol soçaite carioca. A divisão A, segundo seu criador, comporta os melhores e maiores times do Aterro (entre eles têm uns que surgiram ontem, mas fazem parte da patota). A divisão B, por sua vez, inclui times que, de acordo com seu criador, "buscam espaço no futebol soçaite", e aí ele lista o Ellite – sem ao menos nos consultar sobre o interesse de participação. (Talvez faça isso com o objetivo de promover a série B).

Ora, ora ora... quer dizer que o Ellite "busca espaço" e está "classificado" para a série B do Aterro??? Essa é boa... Só para esclarecer, informo que o Ellite tem mais de 10 anos de atividade, nasceu no Aterro do Flamengo e joga por lá desde que os campos eram de terra batida, tendo horário fixo desde 2001. Foi um dos primeiros times a ter um site na Internet, em 98 (talvez até tenha sido o primeiro!); foi um dos primeiros a mudar seu endereço eletrônico para "ponto com ponto br" (talvez até tenha sido o primeiro!); foi o primeiro a ter uma COLUNA semanal em seu site; e foi o primeiro – e até agora o único no Brasil – a ter um filme/documentário contando a sua história. Poderia dizer mais coisas que mantém o Ellite na vanguarda do futebol soçaite do Rio de Janeiro, mas vou parar por aqui.

Não vou também aqui citar os times que "buscam espaço" justamente para não incorrer no mesmo erro desses professores doutores do futebol soçaite carioca, que adoram fazer listinhas por aí! Desçam do salto alto!

RAPIDINHAS

- O Ajax do Aterro anuncia festa de final de ano para o dia 6 de dezembro. A do Ellite, vale lembrar, está marcado para o outro final de semana, dia 13. Anotem nas agendas!

- Rony foi ao último Flamengo e Vasco no Maracanã. O rapaz chegou atrasado ao jogo: conseguiu entrar somente aos 30 minutos do primeiro tempo, e, muito nervoso, foi embora depois do gol rubro-negro. Resultado: ficou 14 minutos na arquibancada. Recorde! Agora parem e imaginem o rapaz saindo apressado do Maracanã resmungando. SENSACIONAL.

- E por falar em Rony, depois de 10 jogos sem vencer, o Vasco enfim ganhou do Goiás. O ex-jogador do Ellite aproveitou para cumprir a promessa e, pelo menos, aparar a barba.

- Chaves disse que comprou um telefone celular, mas ninguém sabe o número. Segue a novela... Tem gente dizendo que ele está esperando receber um de presente de casamento. Alguém se habilita???
[Voltar]