Coluna do Presidente, nº 60
por PH, em 12 de dezembro de 2008

TEMPORADA DO ELLITE TERMINA COM MAIS UM JOGO ENTRE O TIME DE CHAVES E O TIME DE PH

O tradicional jogo de final ano do Ellite foi mais uma vez um sucesso. Todos os atuais jogadores do elenco estiveram presentes, além dos ex-jogadores Maurício e Chileno, que está sendo reintegrado à equipe e será o segundo goleiro do time em 2009. Também estiveram presentes Vilaninho e Thiago, amigos que participam todo ano dessa festa e acompanham o Ellite desde a fundação. Para completar a confraternização, Victor, presidente do Ajax, foi o árbitro da partida. O presidente do Icatu, Luis Felipe Teixeira, também marcou presença para assistir ao jogo. Os ex-jogadores e fundadores Joca e Rony foram as ausências mais sentidas.

A partida em si foi muito disputada, mas somente no primeiro tempo. Felipe abriu o placar para o time de Chaves, e Guil aumentou, abrindo 2x0. O time de Ph começou a melhorar aos poucos, criando boas oportunidades. Juninho fez jogada individual pelo meio e chutou de fora da área, diminuindo para 2x1. O empate veio em contra-ataque puxado por Ph, que encontrou Juninho livre na esquerda. O meio-campo avançou, se livrou de um marcador e bateu para empatar a partida (2x2). O jogo ficou muito disputado com chances para ambos os lados. Chaves e Bruno desperdiçaram boas oportunidades pelo time do camisa 10. Ph também perdeu uma ótima chance de virar a partida num contra-ataque, mas Renato salvou com os pés em uma excelente defesa. E ficou nisso, 2x2 no primeiro tempo.

Na etapa final, as coisas começaram a ficar ruins para a equipe do atacante Ph. O time de Chaves ficou novamente na frente (3x2) para, em seguida, ampliar para 4x2. Até aí o time de Ph ainda lutava bravamente, apesar da visível diferença de preparo físico entres as equipes. Enquanto Guil, Chaves e, principalmente, Felipe esbanjavam correria, Marcio PCC e Zumbi ficavam mais agachados (com as mãos nos joelhos) do que em pé. O time de Ph teve boas chances de diminuir, mas Renato estava em noite inspirada e impediu os gols de Ph, Juninho e companhia. O time de Chaves abriu 5x2, mas o de Ph conseguiu fazer 5x3 com Marcio PCC e não perdeu as esperanças.

O jogo foi assim até a casa dos 30 minutos. Nos últimos 10 minutos de jogo, no entanto, o placar foi ficando dilatado. Com o time de Ph entregue e sem forças, Chaves, Felipe e Guil fizeram a festa e ampliaram para 10x3, num placar não condizente com o que foi a partida até os 30 do segundo tempo. Mas, mais uma vez valeu a festa, que reuniu todo o elenco, convidados e ex-jogadores numa partida que já é tradição, conhecida e comentada até mesmo fora do Ellite, por outros times do soçaite carioca. Parabéns ao time de Chaves, que venceu merecidamente. Ano que vem tem mais!

VEJA A FICHA TÉCNICA COMPLETA DO JOGO

Time do Chaves 10 x 3 Time do Ph

Renato, Guil, Vilano e Thiago**; Alex, Felipe, Chaves e Bruno
Gols: Chaves (3), Guil (3), Felipe (3) e Bruno

Chileno*, Maurício*, Vilaninho** e Guedão; Zumbi (Marcio PCC), Marreco, Juninho e Ph
Gols: Juninho (2) e Marcio PCC

* ex-jogador convidado/ ** convidado

VITÓRIA DE CHAVES PELA SEGUNDA VEZ SEGUIDA ACELERA ENTENDIMENTOS PARA MUDANÇAS NO ANO QUE VEM

A vitória do time de Chaves pelo segundo ano consecutivo já motivou conversas entre os membros do Conselho Deliberativo para equilibrar melhor os times em 2009. Desde que começou a ser disputada com os mesmos times, e documentada no site, foram 2 vitórias de Chaves (9x7 em 2007 e 10x3 em 2008) e uma de Ph (5x4 em 2006). Em 2007, com a entrada de Felipe no Ellite (e, sobretudo, no time de Chaves no final do ano), as coisas começaram a ficar desequilibradas e ficou clara a diferença de preparo físico entre os times. Em 2007, o time de Ph abriu 6x2 no primeiro tempo, mas permitiu a virada de Chaves no segundo tempo. Este ano, a história foi muito parecida: um empate disputado na primeira etapa (2x2) e um passeio do time de Chaves no segundo tempo. Diante disso, é certo que teremos mudanças para a temporada seguinte. Quanto mais equilibrado, melhor.

GUIL DIZ QUE JOGADORES DO ELLITE PRECISAM CORRER NA PRAIA

O lateral direito Guil, dono de um dos melhores preparos físicos do Ellite, disse, no dia seguinte após a vitória de seu time, que os jogadores do time de Ph precisam melhorar a forma física: "É melhor vocês correrem na praia porque daqui a um ano estarão mais velhos ainda. O único que me acompanhou foi o Ph, mas acabou perdendo na corrida porque sou mais forte e dei um chega pra lá nele", disse o camisa 11.

O preparo físico realmente foi o principal ponto negativo do time de Ph. Com média de idade de 30 anos (dois anos a mais que o time de Chaves), o time de Ph cansou no segundo. Juninho, que fez um primeiro tempo primoroso, não agüentou o ritmo e cansou. Zumbi também não teve fôlego para jogar os dois tempos inteiros. Marreco, gripado e com febre, foi outro que não estava 100% fisicamente. Vilaninho, magrinho, mas completamente fora de ritmo, também não suportou a correria. Mas ninguém conseguiu superar Marcio PCC. O zagueiro entrou no segundo tempo e, aos 15 minutos, já não se agüentava mais em pé. Uma tragédia completa. Dava um pique e ficava 3 minutos agachado com as mãos no joelho. O rapaz, o mais jovem do Ellite depois Felipe, precisa URGENTE de um personal.

Ô, Marcio... tá feia a coisa! Você tá pior que o Seu Raul!

ÁRBITRO DO JOGO FOI UM DOS PONTOS ALTOS DA NOITE

O juiz da partida foi, incrivelmente, um dos pontos altos da noite. Conforme havia prometido, Victor, presidente do Ajax, chegou ao campo todo de preto pelo lado oposto ao que chegavam os jogadores. Foi calmamente andando e se postou no meio do campo, sem falar com ninguém para não ter contato com os jogadores. Depois de relutar, no entanto, ele aceitou trocar algumas palavras com os jogadores antes da partida.

Com um escudo da CBD (que antecedeu a CBF) pregado no peito com um alfinete e cartões amarelo e vermelho devidamente etiquetados com o nome dos dois times, ele estava irrepreensível. Fez até um minuto de silêncio pela "morte" do Vasco antes do jogo, que foi respeitado por todos. Conduziu a partida sem problemas e com autoridade. Alex deu no máximo dois gritos durante todo o jogo. Renato nem abriu a boca. Vilano, Vilaninho e Alex foram merecidamente premiados com cartão amarelo. Não houve cartão vermelho. Quem deu mais trabalho foi mesmo o atacante Chaves: "Ele parece o Rubinho Barrichelo. Reclama quando ganha e reclama quando perde. É incrível", disse Victor.

No dia seguinte, Chaves ligou A COBRAR para Victor e disse que a atuação dele foi boa, mas que não tinha sido nota 10. Victor, é claro, não deixou barato e emendou: "seu futebolzinho também não é nota 10 há muito tempo". Pano rápido.

DEPOIS DO JOGO

Quando acabou o jogo, Thiago virou-se para Victor e disse: "Eu acho que teve alguns erros na sua arbitragem".... Ao que Victor o interrompeu rapidamente e disse: "A diferença é que você ACHA alguma coisa. Eu não. Eu tenho CERTEZA".

RAPIDINHAS I

Enquanto teve fôlego, o ex-jogador Maurício até que teve uma boa atuação na lateral direita do time de Ph. Ele está se empenhando para voltar ao Ellite.

Logo no começo do jogo, este colunista recebeu uma bola de costas para o zagueiro Vilano. Consegui dominar com muita tranqüilidade e Vilano ficou parado, olhando ... ao que Guil gritou: "chega junto, Vilano!".... Vilano chegou, mas depois me disse: "Pô, estou desacostumado a jogar contra você, esqueci que você era meu adversário e fiquei esperando você tirar a bola". Esse é Vilano! eheheh

Outra muito boa do Vilano foi quando Alex combinou com ele a jogada de uma cobrança falta. O nosso zagueiro deveria tocar pra ele, ao lado. Vilano tomou distância e... soltou uma bomba direto pro gol, que explodiu na barreira... para desespero de Alex, que gritou como um louco, com as veias sobressaltadas de sempre. Eu olhei pro Vilano e caímos na gargalhada. Muito boa, Vila!

Antes do jogo, eu, Chaves e Victor posamos para uma foto. Tudo certo até que Juninho grita de longe, me chamando: "Presidente!".... eu e o Victor olhamos ao mesmo tempo. Pô, Juninho, tinha de explicar qual dos presidentes você chamava. Assim confunde. ehehe

RAPIDINHAS II

Vilaninho está irreconhecível. Voltou dos EUA bem mais magro, mas completamente fora de ritmo de jogo.

Chaves não gostou da falta que sofreu de Vilaninho e, até o momento do fechamento desta edição, ele ainda resmungava (e certamente resmunga agora enquanto lê). Menos, Chaves, menos... Vilaninho não teve a menor intenção de lhe machucar.

Ainda sobre a falta de Vilaninho: o árbitro Victor disse: "Ele deu uma porrada de gente grande no Chaves". ehehe

Joca furou e não apareceu pelo segundo ano consecutivo. BOLA FORA.

Rony também não apareceu... mas na pelada da AMAL as segundas-feiras ele não falta nunca e, segundo o Maurício, é sempre o primeiro a chegar. BOLA FORA também.

O colunista fica feliz com a edição de número 60 e agradece aos leitores de sempre.

Da série PERGUNTAS QUE NÃO CALAM

1. Será que Marcio PCC consegue chegar até o metrô do Flamengo sem antes dar uma paradinha e botar as mãos no joelho ???

2. Com quem será que ZUMBI falava ao telefone no início do segundo tempo do jogo ??? Não largou o telefone por nada nesse mundo e ficou pendurado mais de 20 minutos! Independente do interlocutor, a hipótese levantada pelo Juninho foi sensacional!

3. Por que diabos Alex sempre joga com uma camisa por debaixo do uniforme do Ellite ??? Será que ele sente frio ???

4. Onde será que o Huck dorme na casa do goleiro Renato ??? Dizem que só tem uma cama por lá. Estranho isso...

5. Por que o Marcio PCC chegou atrasado ??? Será que ele conseguiu estudar tanta coisa ficando 40 minutos a mais em casa ???

6. MINEIRO vai realmente aparecer no churrasco do Ellite???
[Voltar]