Coluna do Presidente, nº 61 - edição de final de ano
por PH, em 18 de dezembro de 2008

ELLITE ENCERRA TEMPORADA PREMIANDO CHAVES, FELIPE E GUIL COMO OS DESTAQUES DO ANO

A festa de encerramento da temporada do Ellite foi, mais uma vez, um sucesso. O tradicional churrasco, que acontece desde 2002 em Laranjeiras, contou com a participação de jogadores, ex-jogadores e amigos do Ellite. Na ocasião, além da entrega dos prêmios de Artilheiro (Chaves) e de Presença (Alex), foram conhecidos também os três destaques do ano, até então mantidos em segredo por Guedão, organizador do prêmio: Chaves foi o grande vencedor. Felipe ficou em 2º lugar e Guil, em 3º.

A escolha dos destaques este ano foi feita através de sistema inédito. Entre 1998 e 2001 não havia eleição de destaque. De 2002 até 2005 era o Conselho Deliberativo quem escolhia o vencedor (2002, foi Juninho; 2003, Marcio; 2004, Marreco e Chaves; 2005, Guedão). Em 2006, todos os jogadores elegeram o destaque em votação ao final da temporada, e o goleiro Renato foi o escolhido. A partir de 2007, entrou no ar o sistema de votos por jogo, onde cada jogador atribui uma nota a cada companheiro de time ao final de cada jogo. Em 2007, foram premiados os três primeiros e à média final de cada jogador foi somado um bônus por presença nos jogos. Alex foi o destaque, seguido por Juninho e Guedão.

Este ano, o sistema de votos por jogos foi mantido, mas o bônus de presença (somado à média geral) foi extinto. No lugar do dele, implantamos um bônus por semestre para os três jogadores mais lembrados em votação direta entre os jogadores do Ellite. Por essa votação, Zumbi foi o destaque do 1º semestre, seguido por Chaves e Bruno. No 2º semestre, Felipe foi o destaque. Guil ficou em 2º e Chaves, em 3º. Esses cinco jogadores (Chaves, lembrado em ambos os semestres, Guil, Felipe, Zumbi e Bruno) ganharam bônus 0,2 (1º lugar), 0,15 (2º lugar) e 0,1 (3º lugar), acrescentados à média de notas total do ano.
Chegamos então aos três destaques do ano.

Chaves – 6,86 pontos
Felipe – 6,56 pontos
Guil – 6,51 pontos

Vale dizer que Chaves venceria mesmo sem o bônus recebido, pois a média do jogador foi a maior (com vantagem) durante o ano. Juninho – que terminou em 4º lugar, mas ficaria em 2º se apenas a média das notas fosse levada em consideração – não gostou do sistema de eleição e protestou: "Deveria ser levada em consideração apenas a média geral do ano. Não acho justo esse sistema paralelo de bônus. Fui prejudicado!", disse o meio-campo.

Ouvido pela COLUNA, Guedão dá sua opinião a respeito: "Entendo que o destaque do ano não deve premiar os melhores do time. Pois os melhores do time todos sabem quem são: Chaves, Felipe, Juninho e Marreco. O bônus surge justamente para que a regularidade não seja a única forma de avaliar o desempenho do jogador durante o ano. Cada jogador deve ser avaliado de acordo com aquilo que se espera dele". Assino embaixo do que diz o nosso webmaster. Concordo plenamente.

A classificação final ficou assim:

1- Chaves
2 - Felipe
3 - Guil
4 - Juninho
5 - Zumbi
6 - Bruno
7 - Marcio PCC
8 - Alex
9 - Ph

Guedão, Vilano, Marreco e Renato ficaram de fora por não atingirem o mínimo de 75% de presença nos jogos do time. Ano que vem tem mais!

A COLUNA ouviu os três destaques do ano e publica, com exclusividade, as entrevistas abaixo. Como o colunista, além de redator, também é o editor da desta coluna, tomei a liberdade de cortar dois trechos da resposta do atacante Chaves. Não satisfeito com as perguntas do colunista, o camisa 10 resolveu falar mal das atuações desse pobre escriba, no melhor estilo rabugento de Murici Ramalho. Resultado: passei a tesoura! Os resmungos dele foram substituídos por símbolos. Confiram as entrevistas.

1º LUGAR – CHAVES

1. Na semana que antecedeu a entrega dos prêmios você disse que se não ganhasse esse ano ia "quebrar tudo". Qual o motivo desse excesso de humildade? Você acha que foi muito superior aos seus colegas de time esse ano?

@##$#%#&%$&@*?!*%. Todo mundo me conhece há muito tempo e sabe que nunca fui humilde em falar sobre a minha capacidade de jogar bola. Porém, de nenhuma forma, vou desmerecer meu companheiros de time, até porque não jogo sozinho e preciso de todos eles. Em relação à superioridade, o que faço todo ano é avaliar quem está bem e quem não está e – dentro da minha avaliação e do meu critério – não vi ninguém mais regular do que eu. #&*!&@##!#*!&*%#!_&*#%

Muitas pessoas jogaram ótimas partidas, mas não mantiveram uma regularidade como a minha dentro do ano. Fui o melhor e agradeço a todos, pois este prêmio tem um passe, uma jogada e um suor de cada jogador do Ellite. E espero que todos um dia consigam ganhar este prêmio que é muito legal.

2. Em 10 temporadas, você teve este ano a sua pior média de gols (1,67 por partida). A sua melhor foi quando você dividiu com o Marreco o prêmio de destaque, em 2004 (2,55 por jogo). Você não acha que ganhou o prêmio mais porque os outros jogadores não foram tão bem do que propriamente por méritos seus?

Números são fatos exatos que não podemos contestar. Porém, esta pergunta além de querer desmerecer a minha premiação, está denegrindo a imagem dos meus companheiros. Além disso, existem alguns fatores para este acontecimento, como a idade (31), os adversários mais novos, os poucos jogos por ano. No ano de 2004, o Juninho também esteve muito bem e contribui muito para os meus gols. Imprensa é tudo igual, em vez de estar me elogiando e me dando os parabéns por estar vencendo um prêmio tão importante, vem com perguntas maliciosas e desnecessárias.

3. Em sete anos de premiação, você é o primeiro jogador a receber o prêmio de destaque duas vezes. Vai em busca do tri ano que vem?

Com certeza. Todos os anos vou querer estar na briga. Vou lutar por alguma premiação, mas sempre dando prioridade as vitórias do Ellite. Sou um cara competitivo e se estiver sempre disputando prêmios estarei sempre motivado a fazer o melhor pelo nosso time.

2º LUGAR – FELIPE

1. Você fez uma cara feia quando foi anunciado em 2º lugar no prêmio de destaque do ano. Esperava o 1º lugar? Ficou frustrado?

Não é questão de frustração, é sempre bom ganhar um prêmio, seja ele qual for. Lógico que eu busquei fazer o meu melhor, e consequentemente ajudar o Ellite a chegar às vitórias. Porém, confesso que não tive muita regularidade, principalmente no inicio do ano, quando tive lesões que prejudicaram meu rendimento. Mas ano que vem espero ter boas atuações para estar aqui respondendo às perguntas como o primeiro colocado.

2. Em dois anos no time você ganhou o prêmio especial de revelação (2007) e o 2º lugar de destaque (2008). Está satisfeito com o seu rendimento no Ellite?

Estou sim, mas eu me cobro muito e sei que tenho potencial para ajudar ainda mais o Ellite. Os prêmios são conseqüência de um trabalho forte e dedicado, mas de nada adianta se o time não vencer e melhorar a performance.

3. Qual a sua expectativa para 2009?

Como já mencionei, meu objetivo é levar o Ellite às vitórias, quero ajudar o time a melhorar sua média. E, caso entre em algum campeonato ou torneio, quero me sagrar campeão vestindo a camisa do Ellite F.C. E não posso deixar de esquecer que quero ganhar o prêmio de destaque ano que vem, e vou me esforçar para isso. Desde já desejo a todos os companheiros de time um ano de 2009 cheio de realizações e livre de lesões.

3º LUGAR – GUIL

1. Você não começou o ano muito bem, mas teve um bom segundo semestre. Esperava ficar entre os três primeiros?

Realmente não fui muito bem no 1º semestre. Por causa disso, decidi melhorar bastante no 2º semestre. Não havia definido uma meta para ganhar a premiação. Mas um reconhecimento é sempre muito bom! Sinceramente nem me lembrava das premiações de 2º e 3º para o destaque. Em 1º, em 2008, eu não esperava. Mas entre os três... Lamentei inclusive ter votado no Felipe. Acho que meu voto decretou a 2ª colocação dele! rsrs. Brincadeira.

2. Você é um dos fundadores do time e um dos jogadores mais importante dentro de campo, mas nunca tinha ganhado um prêmio nesses 10 anos de Ellite. Esse 3º lugar teve um sabor especial?

Claro! Ainda mais que o prêmio de destaque é o mais cobiçado! Esperei 2008, ano dos 10 anos de Ellite, pra ter um toque ainda mais especial! rsrs...

3. Você ocupou durante muito tempo o 5º lugar na lista de presenças, mas este ano, com as muitas faltas de Vilano e Guedão, você ultrapassou o nosso zagueiro e está empatado com Guedão em terceiro. Espera consolidar esse 3º lugar em 2009?

Com toda certeza. Este ano só não fui mais além porque precisei faltar alguns jogos por causa do estudo. Mas ano que vem tentarei dividir o troféu com o Alex. Esse objetivo é bem desafiador! Vamos ver!

4. Qual a sua meta para 2009? Vai em busca do 1º lugar no prêmio de Destaque?

Assim que recebi o prêmio, já avisei que minha meta para 2009 será o 1º lugar. Vou fazer de tudo pra conseguir. Não será fácil, pois a cada ano que passa, a luta pelo prêmio é mais disputada. Está todo mundo de olho nesse troféu. Mas isso é positivo. Se cada um tentar melhorar, se esforçar para dar o melhor de si em campo, o Ellite só tem a ganhar com isso!

CHAVES E ALEX RECEBEM PRÊMIOS DE ARTILHEIRO E PRESENÇA

Tudo bem que essa notícia não é grande novidade, mas, como coluna oficial do Ellite, não posso deixar de registrar os vencedores dos outros dois prêmios distribuídos na tarde de festa. Chaves levou o de artilheiro pela 10º vez. Foram 50 gols em 30 partidas. Alex foi premiado pela 3ª vez com o troféu de jogador mais presente (2005, 2007 e 2008). Chaves foi o detentor deste título por 4 anos seguidos (2003, 2004, 2005 e 2006), mas, segundo Alex, "está morto" e não ganha nunca mais. Ph conquistou duas vezes (2003 e 2004) e Adriano foi o vencedor no primeiro ano (2002). Nos anos de 1998, 1999 e 2001 não havia premiação, mas os vencedores seriam: Chaves e Ph (1998); Chaves (1999); e Alex, Guedão e Ph (2001). A COLUNA parabeniza os dois por mais esses dois prêmios, merecidos.

RAPIDINHAS DO CHURRASCO

Chaves e Vilano foram, novamente, os churrasqueiros da tarde. Parabéns aos dois. Estava ótimo!

O pão de alho ficou a cargo de Marcio "mão no joelho" PCC. Foi aprovado também!

Marcio "mão no joelho" PCC, Juninho e Bruno não agüentaram e foram completar a pelada que rolava no prédio. A COLUNA não conseguiu registrar quantas vezes Marcio parou, suspirou e botou a mão no joelho.

Juninho jogou com o tênis do atacante Bruno, que havia levado uma chuteira a tiracolo e emprestou seus calçados ao camisa 17. Com os pés sobrando dentro do tênis, Juninho foi chutar uma bola e... o tênis foi junto com a bola, bateu na cara de um adversário e abriu o supercílio do rapaz, que teve de ser socorrido em campo. Se contar, ninguém acredita. Incrível!

Bruno foi a atração da pelada. Em meio a um monte de pés descalços, ele se destacou de chuteira e meião levantado até o joelho. E o Juninho acha que só eu que jogo de meia levantada. ehehe

MINEIRO E MAURÍCIO JUNTOS NOVAMENTE

Mineiro foi uma das grandes atrações da tarde. Depois de dois anos morando na Espanha, ele voltou com a corda toda, trajando camisa de time (óbvio!) e já reivindicando uma vaga na zaga do Ellite. Calma, Mineiro, calma...

E por falar em Mineiro, fontes da COLUNA, que o viram jogar a pelada de segunda-feira na AMAL, garantem: ele está voando. Fez, inclusive, um gol de placa na última segunda: ele recebeu de Ligeirinho, deu um ovinho em Ricardinho, driblou Espigão, passou pelo Dadinho, botou entre as pernas do Portuga e fuzilou o goleiro Artur que, mesmo de bracelete, nada pôde fazer. Golaço! Cabeça, Maurício e Odraude vibraram do lado de fora.

E já que falei de Odraude... o ex-jogador do Ellite foi aprovado em um concurso para a Polícia e avisa: Vou me espelhar no Gaspar! Agora vocês imaginem o rapaz indo a São Januário, ARMADO e acompanhado do nosso amigo Rony... Não quero nem imaginar!

Ainda o Mineiro: a COLUNA lança um desafio: quem vir o Mineiro na rua usando uma camisa que NÃO seja de time de futebol e conseguir registrar uma foto, ganha um ingresso para um jogo do Ellite! Eu nunca vi!

Maurício apagou sem querer TODAS as fotos que havia tirado do churrasco. Ficou desesperado e foi embora da festa, meio desnorteado: "Pô, tinha um monte de fotos da minha mulher... tô ferrado".

No dia seguinte, ele estava tranqüilo: "Falei pra ela que foi o filho do Chileno que apagou".

Quem viu as fotos que o Mineiro levou para o churrasco garante: ele fez LIPOASPIRAÇÃO na barriga. Não tem como emagrecer aquilo tudo só comendo saladinha. O ex-zagueiro do Ellite perdeu 35 quilos – mais de MEIO Felipe!

MENSAGEM DE FINAL DE ANO

O Ellite entra agora definitivamente de férias e só volta ao Aterro no dia 7 de janeiro, ainda sem adversário definido.

Na ocasião, vamos queimar a carne que sobrou do churrasco e aproveitar para comemorar os aniversários de Marreco, dia 5, Maurício, no próprio dia 7, Guil, dia 10, e Juninho, dia 15.

COLUNA do PRESIDENTE agora só em 2009!

Desejo muita saúde, paz e felicidade aos amigos do Ellite a todos os que prestigiam este espaço, lendo e mandando mensagens comentando a COLUNA. Ano que vem, se Deus quiser, estaremos todos juntos novamente.
[Voltar]