Coluna do Presidente, nº 67
por PH, em 20 de março de 2009

BASTIDORES: GUEDÃO E GUIL ESTÃO PERTO DA APOSENTADORIA

Os dois laterais titulares do Ellite, Guedão e Guil, estão próximos de pendurar as chuteiras. Apesar de ambos não confirmarem a notícia, o assunto está sendo amplamente comentado nos bastidores do time. Eles ocupam a lanterna do ranking de presenças este ano e, apesar de terem duas atuações (em 8 jogos) participaram de fato de apenas um jogo até aqui, o primeiro da temporada. Ficaram fora da Copa Celta e só entraram em campo mais uma vez, mesmo assim, durante poucos minutos.

A notícia da aposentadoria de ambos não advém somente do fato dos laterais estarem desfalcando o time. Os jogadores não têm aparecido no Aterro nem mesmo para dar força aos companheiros. Guedão cultiva uma contusão no joelho desde o ano passado. As dores pioraram no começo de janeiro, mas nesses dois meses e meio, o jogador sequer procurou um médico.

"Ele não gosta de jogar bola", disse Marcio PCC. "Não é possível que ele não se trate. Já perdi um Carnaval inteiro pra cuidar de uma contusão", afirmou Juninho. Guedão continua sustentando que vai procurar um médico. O problema é que ele está sem tempo e nesses dois meses e meio não conseguiu agendar uma consulta. É, pode ser... Tem gente que acha que Guedão acredita mesmo ser o Messias e que, como o Escolhido, receberá uma dádiva divina e ficará curado de repente. É, pode ser também...

O lateral Guil segue rotina semelhante, mas ninguém sabe ao certo o motivo de suas ausências: se é trabalho, curso noturno, dor nas costas, indisposição estomacal ou outra contusão qualquer. O rapaz parece ter aderido a onda de desobediência civil de Guedão e também não gosta muito de se comunicar. O que se comenta é que o jogador perdeu a vontade de jogar bola e pode anunciar a qualquer momento a sua retirada dos gramados. "Acho q é porque ele está estudando muito", disse Alex.

Caminho inverso vem fazendo Vilano, que também tem faltando aos jogos por causa de suas aulas. "As quartas-feiras estou fechando um esquema pra sair mais cedo da aula e pegar pelo menos o segundo tempo do jogo. Não posso abandonar o time nesse momento delicado, quando dois fundadores e conselheiros estão ausentes. Além disso, não quero deixar o Alex tomar o meu posto de 3º lugar em presenças", disse o vice-presidente.

Vamos torcer para que a notícia não se confirme. Perder dois fundadores, membros do Conselho e excelentes jogadores de uma só vez seria um baque muito grande ao time. Se os dois quiserem romper o silêncio e se pronunciar, a COLUNA promete divulgar a íntegra das réplicas.

FELIPE FAZ TESTE NA LATERAL DIREITA E NÃO DECEPCIONA

Na última partida, contra o RCM, sem os laterais Guedão e Guil e o zagueiro Vilano, e precisando inverter o placar de 3x0 do primeiro tempo, o Ellite inovou. Marcio PCC sugeriu lançar Felipe na lateral direita, posição onde o jogador atuou no Duque de Caxias. Os jogadores corroboraram a ideia e o técnico Ph acatou. A solução acabou dando resultado. Felipe não fez um segundo tempo brilhante, mas apoiou o ataque e, como um bom lateral, lançou Ph para o gol da vitória.

Ô, xará, aprendeu como se faz gol? Bota o pé na forma!

CHAVES AFIRMA: "A NORMALIDADE FOI RESTABELECIDA"

O atacante Chaves, que até o último jogo ocupava o segundo lugar na tabela de artilheiros, atrás justamente de Felipe, voltou a ocupar a primeira posição. O artilheiro marcou duas vezes contra o RCM e ultrapassou o jogador, que perdeu dois gols incríveis e passou em branco naquela noite. Chaves agora tem 10 gols, contra 9 de Felipe. "Acabou a brincadeira. Voltou tudo ao normal", disse o camisa 10.

PÁ E BOLA

O Ellite não perde no Aterro desde 12 de novembro do ano passado. De lá pra cá foram 6 jogos e 6 vitórias. Nos últimos 11 jogos no campo 3 do Aterro foram 9 vitórias, uma derrota e um empate. A fase é boa, mas nos próximos jogos a parada é dura: Gera-Ação, Tornado, Todos os Santos e Olímpico.

E por falar em Olímpico (o time que Maurício roubou do Luis Antônio), Maurício promete surpresas: "Vou pra ganhar. Quero ver o Marcio PCC, que está com essa banca toda de zagueirão, parar o Duque. O Negão está enorme de forte", diz ele.

Questionado sobre o desafio de Maurício, Marcio PCC fez questão de responder a altura: "Se o cara está realmente grande, deveria estar lutando vale tudo ou jogando basquete, não futebol. E tem mais, Duque para mim é nome de pato e patos não jogam bola". Ulha!

Aproveitei e perguntei ao Maurício se o Odraude jogaria também. A resposta foi rápida: "Você quer molezinha, né? O Odraude não joga mais nem na Amal. Ele virou goleiro lá".

RAPIDINHAS

O presidente do AJAX, Victor Parente, que (com muito orgulho) considero ser o leitor número 1 da COLUNA, acha que Alex está sendo injustiçado no Ellite. "Ele está jogando mal porque vocês o colocaram de lateral esquerdo. Ele sempre foi meio-campo. Não é justo isso. Ele deveria se recusar a jogar nessa posição".

Lembro ao Victor que, apesar de ser meio-campo de origem, Alex ganhou o prêmio de Destaque de 2007 jogando como zagueiro. E jogou muito! Mas ano passado e, principalmente, esse ano, seu rendimento caiu muito. Isso é fato.

Depois de marcar gols importantes nos últimos 3 jogos do time, este colunista e atacante afirma: vou brigar este ano por um lugar no pódio de Destaque da temporada!

A propósito: o atacante aqui está com 299 gols com a camisa do Ellite. Falta apenas um para completar 300. Que venha o Gera-Ação, próximo adversário.

O presidente do Icatu, Luis Felipe Teixeira, pede para a COLUNA anunciar o aniversário de 5 anos do BOAVISTA, completos dia 10 de março. "A primeira semente do Boavista foi plantada no Aterro do Flamengo", lembra o dirigente.

AGRADECIMENTO

Agradeço em público ao Gustavo, do Mundo Society, pela referência, sempre carinhosa, que faz à COLUNA do Presidente. Na penúltima edição de sua coluna informativa, Gustavo destacou o aniversário de dois anos deste espaço e afirmou: "A inspiração maior da minha coluna é a "Coluna do Presidente", leitura obrigatória para quem gosta de society e quer acompanhar o Ellite".

CONFUSÃO

E por falar no Mundo Society, tem muita gente reclamando do ARK no site do Gustavo. A maioria falando da pressão da torcida e dos dirigentes quando os adversários vão jogar no Country Clube Tijuca. Prefiro não emitir opinião, pois o Ellite só enfrentou o ARK por lá uma única vez, nos idos de 1999.

De qualquer maneira, fiz questão de entrar na discussão e deixar a minha opinião em relação aos times atuais do soçaite carioca que se acham profissionais e encaram os amistosos como preparação para campeonatos! Fala sério! Os amistosos são a essência do futebol soçaite! Quem quiser conferir, é só acessar os comentários do site, em: www.mundosociety.com.br.
[Voltar]