Coluna do Presidente, nº 80 - Especial de fim de ano
por PH, em 17 de dezembro de 2009

ELLITE FECHA MAIS UM ANO COM CHAVE DE OURO

Festa em Laranjeiras e torneio no Aterro encerram a temporada do time

Apesar de um ano irregular dentro de campo (com 52,3% de aproveitamento, o 2º pior da história), o Ellite fechou 2009 com chave de ouro. As duas últimas vitórias, sobre o Ternura e o Todos os Santos, a festa de final de ano e o Jogo das Estrelas, no Aterro, salvaram a temporada. Este ano, o Ellite inovou. Ao invés do churrasco de encerramento do ano, a diretoria organizou um rodízio de pizza, em Laranjeiras, onde jogadores, ex-jogadores e amigos do time se confraternizaram num clima de muita descontração e amizade, marcas registradas do Ellite.

Entre os jogadores atuais, apenas Renato e Zumbi não puderam comparecer. Entre os ex-jogadores, tivemos as presenças de Rony, Joca, Chileno, Maurício, Mineiro e William. Victor, Cebola e Daniel representaram o co-irmão Ajax, e Vilaninho, Koquinho e Tricolete encabeçaram a lista dos amigos do Ellite que estão sempre presentes. Foi uma linda festa, que contou com quase 50 pessoas.

O momento mais importante e esperado, como de hábito, foi o da premiação do ano. Chaves levou o prêmio de artilheiro (40 gols). Alex, Chaves e Ph foram laureados com os troféus de Presença, por serem os jogadores mais assíduos do ano. Os três participaram de TODAS as partidas do time no ano. Alex levou um troféu maior, representando o seu tri-campeonato: 2007-2008-2009 – três anos completos sem uma falta sequer!

Entre os destaques, surpreendendo a muitos, Renato levou o 1º lugar e ganhou a bola de ouro. Marcio PCC, que teve um 1º semestre primoroso, recebeu a bola de prata e Guil, pelo segundo ano consecutivo, ficou com a bola de bronze. Entre os prêmios especiais, Guedão recebeu uma homenagem por ter marcado o gol 2000 da história do Ellite, em outubro. O atacante Bruno, contundido durante praticamente o ano inteiro, recebeu o prêmio Espírito de Equipe, pela dedicação a apoio ao time.

Antes da premiação dos destaques, uma novidade. O Ellite realizou o sorteio dos 3 times que fariam na quarta-feira seguinte um mini torneio no Aterro, o Jogo das Estrelas. Os jogadores foram divididos em potes por posição e foi realizado um sorteio dirigido, nos moldes do feito para definição dos grupos da Copa do Mundo. Os times ficaram assim definidos:

Time azul e branco (uniforme atual do Ellite)
Rodrigo
Maurício
Marcio
Marcio PCC
Joca
Daniel
Juninho
Ph
Juninho Marechal

Time Vinho (uniforme reserva do Ellite)
Chileno
Vilaninho
Vilano
Guedão
William
Marreco
Felipe
Rony
Felipe Dylon

Time Vermelho (uniforme cedido pelo Ajax)
Renato
Mineiro
Hugo
Tiago
Alex
Zumbi
Cebola
Victor

E NA FESTA NO ATERRO... O TIME VINHO DE GUEDÃO E VILANO FOI O CAMPEÃO

Quatro dias depois da festa, todos se reuniram novamente, agora no Aterro, para o mini torneio, que acabou substituindo com grande sucesso o tradicional jogo entre o time do Chaves contra o time do PH. E parece que o novo modelo veio para ficar. A se lamentar, apenas a ausência de Guil no Aterro. Todos os demais jogadores estiveram no campo, até mesmo os machucados Bruno, Bicudo e Chaves, que, mesmo impedidos de jogar, marcaram presença.
Outro ponto negativo foi a ausência de Mineiro, que não foi e não avisou, e acabou deixando o time vermelho na mão, que teve de completar o elenco com o juiz Julio Cesar.

OS JOGOS

Disputados em dois tempos de 15 minutos, abaixo temos a história do torneio.

Azul X Vermelho
A partida começou disputada e o time vermelho teve uma boa chance de abrir o placar depois que Victor deixou Cebola na cara do goleiro Rodrigo, mas o meio-campo não aproveitou a oportunidade. Ainda no primeiro tempo, o time azul saiu na frente. Juninho fez boa jogada pela esquerda e bateu de bico, com categoria, rasteiro, matando o goleiro Renato: 1x0.

Na etapa final, o time vermelho veio com tudo e deu espaços para o time azul sair no contra-ataque. No finalzinho, Juninho Marechal aproveitou uma bola centrada e colocou no canto, com categoria, fechando o placar: 2x0.

Vermelho X Vinho
O time vermelho entrou com tudo precisando da vitória para se manter vivo no torneio, mas o time vinho, mais rápido e com mais fôlego, não deu chances ao rival. Depois de lançamento magistral de Guedão, Marreco matou a bola e abriu o placar: 1x0. No segundo tempo, Guedão ampliou, depois de driblar Zumbi e bater na saída de Renato: 2x0. No finalzinho, Felipe aproveitou para ampliar: 3x0.

Azul X Vinho - FINAL
Na grande final da noite, o time vinho entrou em campo precisando apenas do empate, pois tinha 3 gols de saldo, contra 2 do time azul. Necessitando da vitória, o time de Ph e Juninho foi com tudo para cima, mas cedeu espaços preciosos. O escrete vinho soube se aproveitar disso e Felipe abriu o placar em chute de fora, que desviou no meio do caminho e matou o goleiro Rodrigo: 1x0. Pouco depois, Felipe Dylon fez jogada pela esquerda e cruzou para Felipe bater de frente para o gol: 2x0. No finalzinho do 1º tempo, Guedão entrou pela direita, driblou Rodrigo e marcou um belo gol: 3x0.

Na etapa complementar, o time vinho apenas administrou o placar. A equipe azul bem que tentou, mas não teve êxito e passou em branco. Vilaninho ainda acertou um chutaço de fora da área e ampliou para 4x0.

No final, festa merecida da equipe vinho, que levantou o troféu com duas vitórias, sete gols a favor e nenhum gol sofrido. Felipe foi o artilheiro da noite, com 3 gols, seguido por Guedão, que balançou a rede duas vezes.

O time vinho se reuniu no meio de campo para receber o troféu das mãos de Chaves e dar a volta olímpica, fechando a bonita festa do Ellite no Aterro. Gravado no troféu, estava o nome do torneio que, pelo que parece, veio para ficar: Jogo das Estrelas. Ano que vem, teremos a segundo edição.

BOLA DENTRO: Para o Ellite. Pelas duas festas!

BOLA FORA: Para Mineiro, é claro. Ele foi o único escalado entre os 3 times que não apareceu (e não deu sequer satisfação, nem mesmo ao seu fiel escudeiro Maurício). E ele ainda diz que quer voltar pro Ellite...

Depois ficamos sabemos que ele preferiu ir à confraternização da sauna do Fluminense...
Pra mim, isso é jogada de marketing. Ele não aparece e continua sustentando aquelas historinhas que faz e acontece nas peladas da cidade. Resumindo: Mineiro dando show de bola é igual pé de cobra: ninguém vê!

RAPIDINHAS

Depois do torneio no Aterro, o zagueirão Marcio, já calibrado, encontrou o ex-goleiro Adriano no Vidigal para fechar a noite (ou melhor, a madrugada!) com mais cervejas. Nem Mineiro acompanha o ritmo do nosso zagueiro!

Se o Alex jogasse com essa disposição todos os jogos do Ellite, estaria certamente disputando o prêmio de Destaque todos os anos. Ninguém entende...

Ph preparou um gorrinho de Papai Noel para comemorar, caso marcasse um gol. Jogou as duas partidas com o gorro debaixo do short. Não deu. Fica pro ano que vem.

O Ellite entra agora em temporada de férias. A princípio, a data marcada para o início das atividades será dia 13 de janeiro, mas a diretoria ainda não bateu o martelo. As férias podem ser prorrogadas até o dia 20. Vamos aguardar o término das festas de final de ano para decidir.

Bom Natal e Feliz 2010 para todos nós.
[Voltar]