Coluna do Phresidente, nº 88
por Ph, em 21 de setembro de 2010

ELLITE ANUNCIA ALEX COMO O NOVO TÉCNICO DO TIME

Jogador chega confiante e dispara: "Quero ajudar o Ellite a ser imbatível no Aterro!"

Depois de um longo período ocupando as funções de presidente, treinador e jogador, o atacante Ph entregou o cargo de técnico na quarta-feira, dia 15 de setembro, depois da vitória de 11x4 sobre o Dragões de Botafogo, no Aterro.

Pela primeira vez na história do time, a escolha não partiu do Conselho Deliberativo. Após a partida, o elenco se reuniu ainda dentro de campo. Ph colocou o cargo à disposição e três jogadores se apresentaram espontaneamente como opções à vaga: Alex, Guil e Marcio PCC.

Todos os presentes (exceção feita a Renato, Cebola e Bruno, que não estavam no Aterro) votaram. Alex e Marcio PCC tiveram 5 votos cada. O lateral Guil teve 3. Diante do empate, a escolha foi pelo mais experiente, com mais tempo de casa. Ninguém se opôs. Alex foi então anunciado como o novo técnico, com plenos poderes, por período indeterminado.

A escolha de Alex abre um precedente para que, daqui em diante, qualquer jogador, possa ser o técnico do time, mesmo sem fazer parte do Conselho Deliberativo, gerando um rodízio que pode ser muito positivo para o time.

NOTA do Presidente:

Se coubesse apenas a mim a escolha, optaria por uma dupla, com Guedão e Zumbi. Mais, infelizmente, ambos não têm sido muito assíduos aos jogos e a chapa seria utópica. Acho que a escolha de Alex acabou se mostrando acertada e do agrado de todos – mesmo os que não votaram nele, como eu, por exemplo, que escolhi o Guil dentre as opções apresentadas.

Alex tem vários pontos positivos que o ajudarão na condução do time. Já é técnico no Ajax há 5 anos e, portanto, tem experiência no cargo. Está no Ellite desde 1999, conhece todos os jogadores, gosta de falar e de dar orientações durante as partidas e – mais importante – é um dos jogadores mais assíduos do elenco. Dificilmente falta e não chega atrasado.

Marcio PCC pode vir a ser o próximo técnico do time, obedecendo ao rodízio que se anuncia. Tem vários dos requisitos para tal, mas antes precisa melhorar uma questão crucial: ser pontual e chegar cedo aos jogos. Sem isso, não tem condições de assumir cargo tão importante.

Depois dessa breve introdução, leiam abaixo a íntegra da entrevista exclusiva que Alex concedeu à COLUNA do PHRESIDENTE.

1. Você já é técnico do Ajax e, agora, também do Ellite. É muita responsabilidade ser técnico de dois dos maiores times de pelada do Rio. Como encara esse desafio?

Tranqüilo, pois já exerço essa mesma função (de técnico e jogador) no Ajax há mais de 5 anos. Vou fazer aqui o que já venho fazendo lá.

2. Você derrotou o Guil na eleição para técnico, um dos jogadores mais importantes do time, membro fundador e do Conselho Deliberativo do Ellite. A que você atribui isso?

Atribuo a minha mudança de comportamento nos últimos anos, mais calmo. Com certeza há anos atrás não receberia nenhum voto de ninguém!

3. Em 12 anos, esse cargo foi ocupado apenas por Ph, Chaves, Guedão e Juninho. Vilano chegou a ser empossado também, mas foi demitido depois de apenas uma partida à frente do time. Não teme a pressão?

Não! Já estou acostumado a dirigir times grandes (risos)! Quando assumi a função de técnico no Ajax, em 2005, fiquei sem ganhar um título de 2005 a 2009, foram quase 4 levando esporro do presidente toda hora... mas depois de tanto tempo, ganhamos logo 5 em apenas em apenas 1 ano – e é essa mesma mentalidade que trazer para o Ellite: um trabalho a longo prazo para tornar o Ellite imbatível no Aterro!

4. Como o seu irmão (Victor, fundador e presidente de honra do Ajax) recebeu a notícia. Ele apoiou a sua decisão?

Ele não gostou. Disse que eu era louco. Mas como eu disse que estava disposto a ajudar o Ellite, ele acabou me apoiando.

5. Você pretende mexer no esquema do time? Tem alguma idéia nova que pretende por em prática?

Não pretendo mexer muito, mas adianto que acho 1x0 goleada!

6. O meio-campo Felipe, um dos melhores jogadores do time, foi apelidado recentemente de Val Baiano, pelo excesso de gols perdidos. Você acha que pode ajudá-lo a fazer as pazes com os gols?

Acho q ele esta sendo cobrado injustamente. Quem tem de fazer gols são os atacantes, não o meio de campo. A função dele é preparar para Chaves, Ph e Bruno fazerem os gols. Acho que essa cobrança está atrapalhando o futebol dele. Com certeza vai voltar a jogar bem.

7. Qual será o seu método de trabalho? Vai primar pelo resultado final ou pelo equilíbrio de tempo jogado entre os jogadores do elenco?

Os dois. Ninguém quer ir para o Aterro e não jogar. E também ninguém quer ir ao Aterro para perder. Posso garantir que ninguém jogará menos de 1 tempo inteiro.

8. O técnico é sempre cobrado pelos seus resultados. E o Cebola, que você mesmo trouxe ao time, está fazendo muita falta pelo tempo que está parado. Você pretende agilizar a volta dele ao meio-campo do Ellite?

Claro. Já ate acertei com ele a volta aos gramados. Vou pedir para a diretoria renovar o contrato dele (risos...)

9. Em relação aos jogadores que tem faltado muito e chegado atrasado. Eles receberão tratamento diferenciado na hora da escalação?

Depende. Tem jogadores que têm motivos para faltar e chegar atrasado (trabalho, saúde). Esses terão o mesmo tratamento. Só não vão ter o mesmo tratamento os que faltam sem motivo nenhum ou chegam atrasados. Com certeza esses não podem ter o mesmo privilegio dos demais...

10. Mande um recado para os jogadores do Ellite...

A minha idéia é fazer com que todos fiquem satisfeitos, em paz, e ajudar o Ellite a ser imbatível no Aterro!

ELLITE NÃO TERÁ CASA PRÓPRIA NOS ÚLTIMOS TRÊS MESES DO ANO

O Ellite encerra no final do mês de setembro as suas atividades no campo 3 do Aterro este ano. O estado do gramado começa a por em risco a integridade física dos jogadores e adversários, que podem sofrer sérias lesões. A decisão foi tomada em conjunto entre diretoria e jogadores visando o bem estar do atual elenco. Não bastasse isso, está cada vez mais difícil encontrar adversários interessados em jogar no Aterro e dividir as despesas.

O time iniciará uma fase de jogos na casa dos adversários, com as despesas custeadas pelos jogadores presentes às partidas. O primeiro confronto é dia 5 de outubro, terça-feira, no Alto da Boa Vista, na revanche contra o Saint Germain (em maio perdemos de 3x2). Já temos também agendado também para o dia 17 de outubro (domingo) o jogo contra a Turma do Biri, em Petrópolis, e em 1 de dezembro (quarta-feira), contra o Marina, no Clube de mesmo nome, na Barra. Outros virão.

JOGO DE FINAL DE ANO CORRE RISCO DE NÃO ACONTECER

As péssimas condições do campo do Ellite, no Aterro, colocaram em risco o tradicional jogo de final de ano, realizado em dezembro, que simboliza o encerramento das atividades do Ellite, com jogadores, ex-jogadores e convidados.

O presidente do Ellite, Ph, e o novo técnico do time, Alex, já começaram a negociar com a Administração do Parque do Flamengo a utilização do campo 5, em melhor estado, para a festa de final de temporada seja possível. Vamos aguardar o andamento das tratativas. Não será fácil, pois o campo 5 anda concorridíssimo!

RECORDE

O Ellite deve bater este ano o recorde de partidas disputadas em uma só temporada. Até agora, o ano mais intenso foi o de 2003, com 43 jogos. Até a data de publicação desta edição, o time tinha 37 partidas. Já temos 5 jogos marcados e certamente outros virão até o final do ano. A projeção é chegar próximo aos 50 jogos.

Para mais detalhes da agenda do Ellite, acesse:

http://www.ellitefc.com.br/web/index.php?option=com_content&task=view&id=570&Itemid=26

Atenção nas datas porque o site não organiza os jogos por ordem cronológica (vê isso aí, Guedão! Confio em você!)

MAURÍCIO: ANTES E DEPOIS DO AMOR...

É incrível como o amor transforma as pessoas. Vejam o caso do nosso amigo Maurício, um dos ex-jogadores mais queridos e presentes no dia a dia do Ellite. A COLUNA expõe abaixo, com exclusividade, a transformação de Maurício, Antes da Renata (AR) e Depois da Renata (DR). Vejam como uma mulher pode fazer bem a um homem.

Maurício AR:

Vagava sem rumo pela Praça São Salvador na companhia de Cunha, Mineiro, Peladão da Madruga, André Macaco, Odraude, Daniboy e quejandos. Não perdia um churrasco no coreto da Praça e batia ponto nos churrascos de sábado do Volga, boteco sujíssimo da Rua Ipiranga. À noite, era local da Festa Ploc, no inferninho da Rua do Catete e similares. No final de semana, não perdia o Campeonato Carioca na sua Telefunken de última linha. Cinema? O último filme foi Copland, nos anos 90. Viagens? Só para o sítio do Mineiro, no interior de MG (imaginem...). Leitura? O jornal Meia Hora, diariamente no metrô.

Maurício DR:

Só cruza a Praça São Salvador de passagem. Carne agora, só no Outback, mediante reserva de mesa. À noite, é habitué de um restaurante japonês em Ipanema. Não usa mais camisas de time em saídas sociais e agora freqüenta o circuito de cinemas de arte, em Botafogo. Viaja pela Internet no site da BBC, em inglês, e acompanha o Blog do Juca Kfouri. No final de semana, assiste o Campeonato Inglês na ESPN e baixa séries americanas pela Internet. Anda de taxi, no banco traseiro, sempre. Viagem? Só internacionais. Já foi aos EUA e agora programa conhecer a Europa! Dá-lhe, Maurício!
Que Deus proteja a Renata! O nosso amigo merece! Quem está chateado com a mudança são os seus escudeiros: Mineiro, Odraude...

RAPIDINHAS, pero no mucho...

Val Baiano já recebeu o aval do novo técnico do Ellite. Vê se acerta o pé, xará! Mas não vale gol quando o jogo já tá morto, ein!

Quem será o DESTAQUE do ano? A disputa deve ser acirrada, decidida nos detalhes, pois ninguém tem se destacado muito na temporada. O meio-campo Cebola, que podia ser considerado barbada no começo do ano, já não tem mais condições de disputar o prêmio devidos às suas seguidas ausências.

A diretoria do Ellite planeja uma novidade para o ano que vem: aos invés de 4 amistosos por mês, 3 jogos e 1 pelada com a presença de jogadores, ex-jogadores e convidados. O que você acha disso? Responda por e-mail, dando a sua opinião para lista do Ellite.

Para mais novidades em tempo real, não deixe de acompanhar sempre o twitter do Ellite: http://twitter.com/ellitefc
[Voltar]