Coluna do Phresidente, nº 89 - Especial de fim de ano
por PH, em 17 de dezembro de 2010

ELLITE FECHA 2010 COM FESTA E ENTREGA DE PREMIAÇÃO AOS MELHORES DO ANO

Juninho ganha a Bola de Ouro pela segunda vez e Ph é o artilheiro

Obedecendo a tradição, o Ellite encerrou a temporada 2010 com uma grande festa no dia 11 de dezembro, em Laranjeiras. Durante a noite, regada a muita pizza, cerveja e refrigerante, os cerca de 50 convidados, entre jogadores, ex-jogadores e convidados conheceram os 3 destaques do ano, anunciados em cerimônia digna de Oscar.

A votação – que aconteceu após cada uma das 48 partidas do Ellite este ano – elegeu Juninho o grande destaque de 2010. O lateral Guil ficou em 2° e o zagueiro Marcio em 3°. Foi sem dúvida uma noite marcas importantes. Com a premiação, Juninho (2002 e 2010) se junta a Chaves (2004 e 2008) e Renato (2006 e 2009) como os únicos jogadores a ostentarem duas conquistas de melhor do ano. Juninho foi o primeiro vencedor deste prêmio, que começou a ser distribuído em 2002. O camisa 17 é também o primeiro a conquistar o troféu atuando em posições diferentes – primeiro como meio-campo e, depois, como goleiro.

A partir de 2007, o Ellite começou a premiar os 3 melhores, ao invés de apenas o melhor do ano. Com o 2° lugar conquistado agora, Guil se consagra como o maior detentor de prêmios de destaque (mesmo que ainda não tenha obtido um 1° lugar). Guil ganhou a "bola de bronze" em 2008 e 2009 e, agora, conquista o 2° lugar. É o único jogador presente no pódio nos últimos 3 anos, o que demonstra a regularidade do jogador.
.
PH CONQUISTA A ARTILHARIA PELA PRIMEIRA VEZ EM 12 ANOS

Além dos prêmios de Destaque, os mais esperados da noite, tivemos também a consagração de Ph como o artilheiro do ano, com 72 gols, quebrando uma hegemonia de 11 seguidos do atacante Chaves. Além de artilheiro, Ph teve também a melhor média de gols do ano, com 1,6 gols por partida. Foi ainda a melhor performance do camisa 9 na história do Ellite.

Ph e Bicudo foram agraciados com o prêmio de Presença, por entrarem em campo em 46 dos 48 jogos do time na temporada. Com a premiação, Bicudo entra em um seleto grupo de jogadores que já despontaram como os mais assíduos ao final de um ano, juntando-se a: Chaves (7 vezes) Ph (6), Alex (5), Guedão (1) e Adriano (1).

GUIL RECEBE PRÊMIO ESPECIAL PELO CONJUNTO DA OBRA

Fechando a premiação da noite, Guil foi laureado com o Prêmio Especial do ano, intitulado Conjunto da Obra. Como o lateral não compareceu à festa, o prêmio foi entregue no dia do jogo comemorativo, como um reconhecimento pelos vastos serviços prestados pelo jogador ao Ellite, desde a fundação. O camisa 11 é membro fundador e membro do conselho deliberativo. É o 3° jogador com mais partidas disputadas pelo time (305). Conquistou uma bola de prata e duas de bronze, é um dos mais regulares jogadores do time e, arrisco-me a dizer: é, ao lado do Chaves, o único jogador considerado titular absoluto do time desde a fundação, há mais de 12 anos. O lateral mantém o mesmo peso, preparo físico e disposição de quando tinha 20 anos. É incansável. Não é para qualquer um. É um prêmio mais do que merecido.

Para ver todos os premiados desde 2002, acesse:

http://www.ellitefc.com.br/web/index.php?option=com_content&task=view&id=2&Itemid=15

SORTEIOS MOVIMENTAM A NOITE

Além da premiação da noite, tivemos duas grandes atrações. O sorteio dos times para o Desafio comemorativo de final de ano (mais detalhes abaixo) e, a grande novidade, o sorteio de quase 30 brindes para todos os convidados.

As mulheres convidadas foram contempladas com 4 caixas de chocolate e 6 pares de brincos, gentilmente comprados pela esposa do Vilano, Michele. Os jogadores do Ellite ganharam 5 pares de meião (Renato, Guedão, Marreco, Felipe e Juninho) e 4 camisas dry-fit (Marcio, Bicudo, Bruno e Ph). Os demais convidados ganharam camisas do Ajax, da Turma do Biri, DVD e flâmula do AJAX e, como prêmio principal da noite, 4 camisas oficiais do Ellite (uniforme vinho), recebidas pelos sortudos da noite: Vilaninho (n°11), Thiago (n°8), Fernando Curupira (n°4) e Juninho Pezão (n°3), do Todos os Santos. Foi um sucesso!

O Ellite aproveita o espaço da COLUNA para agradecer o apoio da WASPORT, fornecedora de material esportivo do Ellite, que gentilmente cedeu a maioria dos brindes sorteados. Valeu, William!

TIME VINHO VENCE O DESAFIO DE FINAL DE ANO E VILANINHO É BI-CAMPEÃO

A segunda edição do Desafio de final de ano, no último dia 15, foi mais uma vez um sucesso. Três times, divididos por um sorteio dirigido realizado durante a festa de encerramento da temporada, se enfrentaram em três jogos alucinantes. O campeão só saiu no final da última partida, sendo proclamado vencedor pelo critério de desempate, uma vez que as três equipes terminaram a competição com os mesmos três pontos.

O grande campeão da noite foi Vilaninho, o único que pode estampar o título de Bi-campeão, pois também saiu vitorioso na primeira edição do Desafio, ano passado. Curiosamente, o time campeão de 2009 também jogou com o uniforme vinho do Ellite. Os outros dois envergaram a camisa azul e branca, do Ellite, e o uniforme vermelho e preto do Ajax (dizem que este uniforme é uma homenagem do Victor e do Alex ao Flamengo).

Em uma noite de muita chuva, todos os times compareceram em peso ao Aterro. Apenas Maurício e Hugo não puderam ir, mas avisaram com antecedência e foram devidamente substituídos pelos suplentes. O único furo sem aviso prévio foi o de Mineiro, que também foi o único a furar no ano passado. Como é reincidente, Mineiro está automaticamente fora do jogo do ano que vem. Nem participa do sorteio, devido à falta de respeito com os amigos de time.

Vamos a história dos jogos (de dois tempos de 15 minutos).

Time Vermelho 4 x 3 Time Azul e Branco

Time Vermelho: Marcio PCC, Guil, Marcos Paulo e Thiago; Marreco, Marco Aurélio, Diego e Bruno (Juninho Pezão). Gols: Bruno (2), Marco Aurélio e Diego.

Time Azul e Branco: Chileno, Guedão, Vilano e Rony; Bicudo, Alex, Felipe e Ph. Gols: Felipe, Bicudo e Ph.

O time vermelho saiu na frente com um gol de um gol de Bruno (1x0), mas o time azul diminuiu com Felipe (1x1). Bruno de novo botou o vermelho na frente: 2x1. No segundo tempo, Bicudo empatou marcando o gol mais bonito da noite (2x2), vindo de trás, passando por dois e batendo na saída do goleiro. Ph virou o jogo para o time azul (3x2), mas Marco Aurélio e Diego viraram novamente a partida (4x3), decretando a vitória do time vermelho.

Time Azul e Branco 4 x 3 Time Vinho

Time Azul e Branco: Chileno, Guedão, Vilano e Rony; Bicudo, Alex, Felipe e Ph. Gols: Felipe (3) e Bicudo.

Time Vinho: Renato, Vilaninho, Marcio e Mateus; Daniel, Juninho, Mílson e Victor. Gols: Mílson (2) e Victor.

Foi mais um jogaço. E se no primeiro jogo houve 2 viradas de placar, nesse foram 3. Mas dessa vez, quem se deu melhor foi o time azul e branco. Mal o jogo começou e Guedão bateu um lateral para o atacante Victor, praticamente entregando um gol ao adversário: 1x0. Mas o time azul melhorou e Felipe empatou (1x1). Felipe fez mais um e botou o time azul na frente: 2x1. No segundo tempo, no entanto, o time vinho foi pra cima e virou o jogo com dois gols de Mílson (3x2). Mas o time azul deu o troco e com gols de Bicudo e Felipe, de falta, virou o placar para 4x3, mantendo o time azul na luta pelo título.

Time Vinho 3 x 1 Time Vermelho

Time Vinho: Renato, Vilaninho, Marcio e Mateus; Daniel, Juninho, Mílson e Victor. Gols: Mílson (3)

Time Vermelho: Marcio PCC, Guil, Marcos Paulo e Thiago; Marreco, Marco Aurélio, Diego e Bruno (Juninho Pezão). Gol: Marco Aurélio

Os dois times entraram em campo com chances do título. Do lado da fora, o time azul torcia por uma vitória do time vinho por apenas um gol de diferença. Segundo os critérios de desempate estabelecidos, o placar igualaria os 3 times e seria necessária uma disputa de pênaltis entre os 3 times para se conhecer o campeão. E isso não aconteceu por pouco.

O time vermelho abriu o placar com Marco Aurélio (1x0), mas Mílson logo empatou e virou o jogo a favor do time vinho (2x1). No segundo tempo, Mílson marcou mais um, fez 3x1 e garantiu o título para o time vinho pelo saldo de gols.

Classificação final:

Vinho – 3 pontos. Saldo: +1
Azul e Branco – 3 pontos. Saldo: 0
Vermelho – 3 pontos. Saldo: -1

Mais equilibrado que isso, impossível!

A forte chuva, infelizmente, impediu o registro dos campeões, mas ilustramos a noite com a foto do nosso lateral Guil, recebendo antes do jogo, no Aterro, os prêmios de 2° lugar, como Destaque do Ano, e o prêmio especial pelo Conjunto da Obra.

Apesar das discussões e gritarias normais, o saldo foi positivo, com 25 pessoas entre jogadores, ex-jogadores e convidados compartilhando o encerramento do ano do Ellite. Ano que vem tem mais.

GAFE

Ao final dos jogos, o juiz, Anderson, fez questão de apresentar a este colunista a sua esposa. O rapaz virou pra mim e disse: "Ph, essa aqui é a minha mulher". Sabendo que o jovem arbitro tinha acabado de ser papai, perguntei a moça: "Muito prazer. E o neném, como vai?" Mal eu acabei de falar e o Anderson, ao meu lado, me deu uma cutucada com o braço, falando baixinho: "não é ela não...". Desconversei e, como a moça já estava meio alterada pelo álcool, acho que nem percebeu e eu, envergonhado, saí de fininho no meio da chuva... Histórias do Aterro.

RAPIDINHAS

O nosso zagueirão Marcio se contundiu sério no Desafio de quarta-feira. O jogador machucou o joelho e teve de sair de campo arrastado. Esperamos que ele se recupere dessa o quanto antes. Ele é guerreiro!

Dois mil e dez foi um ano cheio para o Ellite. O time bateu o recorde de partidas disputadas em um mesmo ano: 48 jogos, superando com folga as 43 partidas de 2003.

Por pouco não batemos também o recorde de vitórias. Foram 28, uma a menos que na temporada 2002.

Dois jogadores terminaram a temporada atingindo números importantes: Alex, com 300 jogos, e Felipe, com 100 gols. Ph é outro que está próximo de marca importante: 400 gols. Faltam só 4.

Feliz Natal. Feliz ano novo! Muita saúde, paz e prosperidade para toda a família Ellite! Até 2011!
[Voltar]