Coluna do Presidente, nº 07
por Philipe Deschamps

ELIMINAÇÃO TRAUMÁTICA

Confesso que ainda estou muito abalado com derrota do último domingo. Não consigo parar de lembrar daquela cobrança de pênalti do Chaves indo pra fora... Merecíamos a vitória e, digo mais, tínhamos grandes chances de chegar à final e ao bicampeonato, pois o torneio está muito nivelado. Foi, sem dúvida, a eliminação mais traumática do Ellite em um campeonato. Nas outras ocasiões em que fomos eliminados, não merecíamos tanto quanto desta vez a classificação à próxima etapa.

Se hesitamos na 1º fase, jogamos muito bem nos últimos dois jogos eliminatórios. No domingo, pressionamos o Tornado o tempo todo e tivemos inúmeras chances de gol. Em algumas realmente ainda não consigo entender como a bola não entrou... enfim, agora não adianta chorar. Estamos fora. Temos de vencer a próxima partida, pois estamos há 6 jogos sem ganhar. Mais uma derrota e igualamos o nosso recorde negativo de 7 partidas sem vencer, que perdura desde 99. É claro que não há comparação. Em 99, o time estava em péssima fase. Foram 7 derrotas consecutivas, que, inclusive, culminaram com a paralisação das atividades do time durante um ano. Desta vez, temos 4 empates, obtidos contra ótimos times. De qualquer maneira, precisamos de uma boa vitória para levantar a moral do Ellite depois desse baque.

CLASSIFICAÇÃO

Terminamos o campeonato em 12º lugar entre os 25 times participantes. Foram 6 jogos, com 1 vitória, 3 empates e 2 derrotas. 21 gols a favor e 26 contra (saldo negativo de 5 gols). Temos agora de torcer contra o CRDL. Eles ocupam a terceira colocação no ranking da Copa Country com 9 pontos, atrás do Ellite com 18 e do pentacampeão ARK com 54 pontos. Se o CRDL conquistar o título, soma mais 10 pontos, ficando com 19 e passando o Ellite. Portanto, sábado que vem somos ARK desde criancinha.

HERÓI e VILÃO

Chaves, que foi o herói do jogo no empate com o Realeza, marcando de bicicleta o gol do empate já nos descontos, tinha tudo para ser o herói também da partida contra o Tornado. Fez mais uma vez o gol de empate no último minuto de jogo. Mas o atacante acabou perdendo o pênalti que decretou a eliminação do Ellite do campeonato. Faz parte do futebol, pródigo em promover heróis, mas também em rebaixá-los a categoria de vilão em um piscar de olhos. O fato foi destaque no site do campeonato. Vejam:

23/04/07 - "Na 4ª disputa de pênaltis das oitavas, o Ellite perde para o Tornado. Em jogo equilibradíssimo e cercado de rivalidade, coube ao matador Fernando Marques os papéis de herói e vilão. Empatou nos acréscimos, mas perdeu o pênalti decisivo, decretando a eliminação dos campeões de 2004."

TORCIDA

A torcida do Ellite deu um show à parte no Country Clube. Oriunda, em sua maioria, de Marechal Hermes e cercanias, os torcedores (cerca de 15 pessoas, entre homens, mulheres e crianças) incentivaram o time do início ao fim, com coros e gritos típicos de Maracanã, sempre com muita educação e respeito, princípios do Ellite. Vale aqui o nosso agradecimento a eles e, em especial, ao Guedão e ao Vilano, responsáveis pelo comparecimento da torcida. Não é à toa que a torcida do Ellite foi destaque no site do campeonato. Confiram:

"No domingo, destaque especial para a torcida do Ellite. Cordial, educada, numerosa e muito animada, incentivou seu time o tempo todo, com músicas e coros, e apupou com respeito os oponentes, através de vaias."

MARCIO PCC FEDORENTO

O jogador não lavou o uniforme depois do jogo de quarta-feira passada e apareceu no Country Clube com a camisa fedendo à beça. Na disputa de pênaltis, nem pôde ficar abraçado aos demais jogadores tamanha era a catinga do garoto. Esperamos que ele lave a camisa para o jogo de quarta-feira, dia 25 (para felicidade e bem geral do meio ambiente).

CONTUSÕES e AUSÊNCIAS

O Ellite perdeu três jogadores no decorrer do campeonato: Ph, Bruno e Marcio, contundidos. Mas a ausência mais sentida foi sem dúvida a do zagueiro Márcio. Apesar de Alex ter jogado muito, improvisado na zaga, e ter sido um dos destaque do time no torneio, o zagueirão Márcio fez falta lá na defesa. Ele é essencial ao Ellite. É, na minha opinião, o maior zagueiro da história do clube. Torcemos pela breve recuperação do jogador.

Marreco, apesar de não estar contundido, foi também outra ausência bastante sentida pelo time. Esperamos poder contar com ele da próxima vez. Marrequinho, sem essa de Guaíba, vc é Ellite de coração... todo mundo sabe!

ALTERAÇÃO de ESQUEMA

Apesar de não ser o técnico do time, Alex sugeriu uma modificação no esquema de jogo ao final da partida de domingo. Faltando 3 minutos e com o time precisando do empate, tiramos o lateral Guedão e botamos Marcio PCC na frente, ficando apenas com Alex e Vilano atrás. Acabou dando resultado: Chaves empatou a partida pouco depois. O mesmo já tinha acontecido na partida contra o Praia Leme, quando este que vos escreve entrou faltando 4 minutos e o Ellite ficou com 2 atacantes em campo. Resultado: gol de Ph no último minuto e vitória do Ellite.

RAPIDINHAS I
- Bruno, apesar de machucado, foi torcer pelo time no domingo, mostrando espírito de equipe. É isso aí.
- Guil ainda está se recuperando do casamento... o lateral pediu pra sair ainda no primeiro tempo: tá cansado o garoto. A propósito, o lateral direito só tem UM gol na temporada, atrás de Vilano e Zumbi. Ô Guil, menos gol que o Vilano ??? tá feia a coisa ein... eheheh
- Alex e Guedão são os únicos do time que atuaram em TODOS os 16 jogos do time na temporada 2007. Parabéns a eles pela dedicação ao Ellite. A briga pelo prêmio de presença este ano promete ser boa.
- Por falar em Guedão, o lateral ficou devendo no torneio as ótimas atuações que vem tendo no Aterro. Não chegou a jogar mal, mas também não foi decisivo como têm sido no Aterro, com incisivas subidas ao ataque e belos gols.
- A COLUNA DO PRESIDENTE agora também está disponível no site do Ellite. É só acessar e conferir logo na capa, em "ellite news".

RAPIDINHAS II
- Os convidados Cebola e Rafinha foram destaque nas partidas que fizeram no campeonato. Aproveitando a boa relação que tem com o Ajax, time co-irmão, a diretoria do Ellite está sondando a contratação de ambos. Seriam dois excelentes reforços para o time.
- O bêbado que apareceu nas arquibancadas do Country Clube ao final do jogo ajudou a amainar a desolação do time. A figura queria beijar o goleiro Renato e disse que ia levá-lo para o Flamengo. Uma figuraça!
- Apesar da eliminação, o Ellite mais uma vez fez bonito. O time saiu do campeonato de cabeça erguida e continua respeitado e admirado por todas as outras equipes do futebol soçaite carioca.
- Agredeço a todos os que estiveram junto com o Ellite na torcida por mais um título. Até a próxima.
[Voltar]