Coluna do Presidente, nº 13
por Philipe Deschamps, 04 de junho de 2007

COLUNA IRÁ ESCOLHER A SELEÇÃO DO ELLITE DE TODOS OS TEMPOS

A COLUNA DO PRESIDENTE resolveu eleger uma seleção com os melhores de todos os tempos do Ellite. A votação acontecerá da seguinte maneira: TODOS os leitores da COLUNA podem votar, incluindo jogadores, ex-jogadores, jogadores convidados ou simplesmente simpatizantes do Ellite, que acompanhem o time e se sintam aptos a escolher sua seleção, composta por 7 jogadores de linha, um goleiro e um técnico.

A exemplo do que já fizeram Guedão e Chaves, quando entrevistados neste espaço, os eleitores poderão escolher seus oito preferidos, entre jogadores e ex-jogadores, e optar por qualquer esquema tático: 3-3-1, 2-4-1 ou outro que desejar. Os eleitores NÃO podem votar em si próprios. Para votar, basta mandar um e-mail para este colunista com a escalação do time até a próxima quinta-feira, dia 7. Os votos serão mantidos em sigilo e o time escolhido será divulgado na próxima edição da COLUNA, com o número de votos recebidos por cada jogador.

Para o cargo de técnico, o eleitor deve escolher um entre os jogadores que já ocuparam esta posição no time: Chaves, Guedão, Juninho ou Ph (neste caso, pode acontecer de o técnico também estar na seleção). As urnas estão abertas aguardando a seleção de vocês. Convido todos a votar, inclusive aqueles que não compõe o elenco atual, mas que acompanham o Ellite ao longo desses 9 anos. Vale lembrar que a votação não é obrigatória, e os que não quiserem votar por não se sentirem à vontade não precisam fazer. Para aqueles que não se lembram de todos os jogadores que já vestiram a camisa do Ellite, é só clicar em "jogadores", à esquerda, e depois em "ex-jogadores", no alto da página. Estarei recebendo os votos até quinta-feira. Vamos lá.

BATE BOLA COM O LATERAL GUIL: RÁPIDO E RASTEIRO

1.Você está a dois jogos da 200ª partida com a camisa do Ellite, número alcançado apenas por 4 jogadores na história. São 198 partidas disputadas desde 1998. O que isso representa pra você?

Guil - Se olhar pra trás realmente posso ver que estou há um bom tempo compartilhando essa forte amizade, unido pelo prazer de jogar bola. Sou apenas mais um a completar uma certa quantidade de jogos pelo Ellite. Esperamos que todos alcancem tal número, depois dobre, triplique...

2. Você chegou a marcar 40 gols no ano de 2002 e foi o 3º maior artilheiro do time em dois anos (98 e 99). Em toda a história, é o 4º maior goleador. Este ano, no entanto, está à frente apenas do Marreco, que só jogou 3 partidas na temporada. Você atribui isso a uma má fase ou é simplesmente o fato de você agora exercer função defensiva no Ellite?

Guil - Acredito ser um pouco de tudo isso. Realmente não estou em boa fase, não tenho mais o preparo físico dos velhos tempos, atuo numa posição diferente de antes e tenho jogado futebol apenas no Ellite, ou seja, praticamente de 15 em 15 dias. Mas, na verdade, é mais pela função defensiva, pois quando sou colocado mais à frente, sempre balanço as redes. Prefiro a função de partir pra dentro da zaga adversária. (risos do colunista)

BOLA FORA: e por falar no lateral direito... o jogador faltou o último jogo porque tinha de acordar cedo no dia seguinte. Mas, peraí, cara pálida, quem é que não tem??? Talvez só o Alex e o Odraude. Este último não acorda antes das 13h.

ELLITE COMPLETA 250 JOGOS NA HISTÓRIA

Com a vitória de 21x3 sobre o Guarani na última quarta-feira, o Ellite completou 250 jogos. São 138 vitórias, 77 derrotas e 35 empates, com 1.549 gols a favor e 1.105 gols contra em 9 anos de história. Temos 444 gols de saldo e 59,9% de aproveitamento. Chaves só não esteve em campo em 11 dessas 250 partidas. É o mesmo que dizer que ele jogou
96% dos jogos do Ellite, um número sensacional. Devido a algumas contusões, não pude jogar 25 partidas, mas posso dizer com orgulho que não estive presente em apenas 5 jogos do time em 9 anos.

DIRETORIA ESTABELECE CRITÉRIO PARA INCLUSÃO DE NOVOS JOGADORES AO TIME

A diretoria do Ellite decidiu que, para integrar o plantel de jogadores do time, o pretendente deve jogar no mínimo CINCO jogos seguidos na condição de jogador convidado. Só depois disso, o jogador, então aprovado, pode passar a fazer parte do quadro oficial de jogadores no site. A medida visa a evitar a inclusão de atletas que jogaram poucas partidas, agradaram pela qualidade técnica, mas não deram continuidade e não se mostraram comprometidos e responsáveis com o time. Ao longo de 9 anos incluímos precipitadamente alguns atletas. Decidimos, por isso, pela nova regra. O meia Felipe é o primeiro que está sendo submetido a este número mínimo de jogos. Ele já atuou quatro partidas seguidas e está se mostrando interessado e comprometido com o time.

HISTÓRIAS DO ATERRO: PAI COMPRA CARRO DO FILHO SEM SABER... e paga mais caro.

O juiz do Aterro José Clemente, conhecido como Nêgo, conseguiu realizar uma proeza, daquelas que só mesmo o Aterro pode proporcionar. Ele vendeu seu carro, um Kadet antigo, por R$ 6 mil em uma concessionária do Catete na parte da manhã. No mesmo dia, na parte da tarde, o pai dele chegou em casa todo serelepe dirigindo o carro do filho, seu novo bólido. Ao ver o carro, Nêgo indagou ao pai: "Pai, esse carro era meu. Você comprou aonde?". Ao que o pai respondeu: "Comprei aqui no Catete mesmo. Paguei R$ 7 mil." Essa nem a dupla Mineiro-Maurício conseguiu aprontar.

O REI DO "BICO" AGORA REINA NO "ESPAÇO MAROON"

O colunista manda um abraço a Eduardo de Souza, o popular CABEÇA, um os maiores artilheiros do "campão" do Colégio Santa Úrsula, em Laranjeiras. CABEÇA fez história no "campão", com centenas de gols no início dos anos 90. Talvez tenha feito menos gols apenas que eu (tenho de admitir), o Chaves e o Alex (que "estudou" por 20 anos no colégio). A maioria de bico, vale lembrar, mas isso não desmerece o faro de artilheiro nato do rapaz. Hoje, CABEÇA abandonou os campos. A barriga cresceu (chegou a se pensar que estava grávido) e o bico daquele tênis futsal cansado está enferrujado. Uma pena. Mas ele ainda está na área e, vejam vocês, para a minha felicidade é leitor fiel da COLUNA. Quem quiser encontrá-lo basta aparecer no final do dia no Bar Brasil, na Praça São Salvador, onde ele bate ponto diariamente para tomar uma cervejinha, ou então ir até o Catete e perguntar pelo "Rei do Espaço Maroon". Difícil alguém não conhecer.

DIÁLOGO INTERESSANTE

Ligo para o ex-jogador JOCA no último sábado para parabeniza-lo pelo aniversário. O diálogo que se segue é o abaixo descrito:

PH- Parabéns, JOCA. Tudo de bom pelo dia de hoje (sinto o jovem com a voz um pouco triste e pergunto: tá tudo bem, JOCA?)
JOCA - Mais ou menos, PH. Acabei de tomar a vacina contra a Rubéola e a mulher, depois de aplicar, virou-se pra mim e disse: "tem q ficar três dias sem beber!"
JOCA - Um dia já seria ruim, mas TRÊS ???? e ainda por cima no dia no meu aniversário ???? é sacanagem, Ph!
PH - Não me contive em risos, para depois dizer: "JOCA, me desculpe, mas isso tem q ir pra COLUNA".

PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR: Alguém acredita que o rapaz cumpriu a quarentena???

Após desligar o telefone, ligo para o Maurício para saber se ele havia tomado a vacina:

PH - Fala, maluco! Tomou a vacina da Rubéola?
MAURICIO - Ainda não. Hoje é o último dia, não é?
PH - É sim, mas se tomar hoje tem que ficar TRÊS dias sem beber.
MAURICIO - Ah ??? três dias ???? É claro q não vou tomar então!

EU JÁ SABIA, MAURÍCIO, eu já sabia!

Por falar em JOCA, fontes da coluna me informaram que ele não ficou nem pouco satisfeito com o empate do Fluminense com o Figueirense no Maracanã. Ele foi visto saindo do estádio aos soluços. Há testemunhas.

BOLA DENTRO
Para o goleiro Renato. Mesmo contundido e debaixo de chuva, ele saiu de Jacarepaguá e foi ao Aterro prestigiar o último jogo do Ellite. Iria apenas assistir ao jogo. Mas o goleiro Klebinho, que o substituiria, acabou faltando. O camisa 1 do Ellite pegou emprestado o tênis do atacante Bruno e acabou jogando no sacrifício.

BOLA FORA - são QUATRO bolas fora!
Para um amontoado de gente, que resolveu comprar umas camisas e chamar de MISTURA FINA, dizendo-se um time de futebol soçaite. Mal apareceram no cenário do soçaite carioca e já estão fazendo um papelão atrás do outro. Arrumou confusão na Copa CCT e agora, depois de confirmar um amistoso com o Ellite, simplesmente não apareceu no Aterro, não deu satisfação nem atendeu ao telefone. Aos times co-irmãos leitores desta COLUNA, não recomendo. O Mistura Fina está definitivamente CORTADO da lista de times do Ellite.

BOLA FORA
Para Marcio PCC. O jogador realmente faz jus à fama que gozam os judeus (com todo o respeito a liberdade religiosa). É único a dever QUATRO meses de mensalidade.

BOLA FORA
Para o meia Felipe Castro, que está a apenas um jogo de se tornar novo jogador do time. Ele esqueceu camisa, short e meião do Ellite em casa! Que isso não se repita! É erro gravíssimo. Chaves teve de emprestar a sua tão amada camisa 10 ao jogador... o artilheiro não gostou muito. Afinal, ninguém além dele havia vestido a número 10. "Tenho minhas frescuras e assumo mesmo que não gosto de emprestar a minha camisa pra ninguém", disse o artilheiro.

BOLA FORA
Para ALEX, que está cansado de saber que o uniforme do time é composto por meião BRANCO, mas todo jogo insiste em expor sua vasta coleção de meias coloridas: azul, amarela, verde fosforescente, entre outras. Meião branco, nunca! Juninho também apareceu de meião azul sabe-se lá porquê.

RAPIDINHAS I

- E por falar em Nêgo, o juiz que vendeu o carro pro pai, tá mais fácil falar com o Romário do que com ele. Agora que ele é assessor especial do Paulo Sérgio, revelação do Flamengo, virou estrela.
- Outro que também está sempre ocupado é o lateral Guedão. Desce do trono, Guedão!
- Fontes do Aterro informaram a esta COLUNA que Chaves se recusou a fazer nova disputa de pênaltis com o Alex, na semana passada no Aterro. Na última, Alex venceu por 15x12.
- O cabeça de área Zumbi está mais tempo em Salvador do que no Rio de Janeiro. Esperamos que não traga para o meio campo do Ellite a tradicional moleza do baiano. O jogador já não preza pela velocidade, agora então...

RAPIDINHAS II

- Mineiro, figurinha fácil da COLUNA, antes de embarcar para a Europa estava a procura de adesivos do Scooby Doo para enfeitar sua barraquinha de cachorro quente. Quem puder ajudar avise ao Maurício. Ele ficou encarregado de comprar os adesivos durante a ausência do badalado vendedor de camisas.
- O prédio do meio-campo Juninho disputa com o prédio do ex-jogador Odraude o título de abrigo dos moradores mais malucos de Laranjeiras. Do lado do camisa 17, temos o "peladão da madrugada" e André Macaco. Do lado de Odraude, aparecem Cunha e Ricardinho. É briga das boas! Maurício é freqüentador assíduo dos dois prédios e amigos de TODOS os malucos de Laranjeiras.
- Alex foi o primeiro jogador do time a tomar injeção da Rubéola. Assim que abriu o prazo, ele correu para o posto. Queria receber a agulhada logo. Estranho isso...
- Rony liga para a COLUNA para perguntar: "Há quanto tempo o Fluminense não ganha do Vasco?"

BOA NOTÍCIA

Boa não: excelente, espetacular, pelo menos pra mim (tenho certeza que também para os amigos leitores, que estão com saudades dos gols do número 9). Depois de dois meses e meio parado em virtude de torção no tornozelo, este colunista volta aos gramados no próximo jogo do Ellite, dia 13. E anuncio em primeira mão: volto especialmente para dar o passe para o gol 500 do Chaves. "Ficaria muito feliz de fazer o gol 500 com um passe do Ph. Afinal de contas, ele é o maior artilheiro da história do Ellite... porque eu não conto, né?", diz Chaves, nem um pouco humilde.
[Voltar]