Coluna do Presidente, nº 20
por Philipe Deschamps, 31 de julho

ECOS DO PAN RIO 2007

O Pan-Americano, recém terminado no Rio de Janeiro, nos deixou algumas lições e aprendizados, que gostaria de compartilhar com vocês. Não vou aqui nem citar os casos de superação e provação, pelos quais passam todos os grandes atletas de alto rendimento. Gostaria apenas de citar a seleção masculina de vôlei do Brasil - exemplo de união e espírito de equipe para qualquer grupo de pessoas que se dispõe a conquistar algo juntos, seja em âmbito esportivo ou outro diferente segmento da vida humana.

A seleção vibra a cada ponto conquistado como se fosse o último e decisivo - e olha que são, no mínimo, 75 pontos para uma simples vitória de 3x0. Todos os jogadores se reúnem e cumprem aquele ritual de comemoração a cada saque do adversário na rede. É um exemplo cabal de dedicação, garra e vontade de vencer.

O bloqueio do Gustavo é comemorado como se fosse um bloqueio do time todo - porque de fato o é. Os erros dos companheiros, em contra-partida, são utilizados com aprendizado para não mais se repetirem, e o jogador que errou é incentivado por todos em quadra.

Digo tudo isso porque gostaria que o Ellite sugasse um pouco dessa emoção, desse espírito de equipe e dessa dedicação da seleção do Bernardinho. É claro que não somos profissionais e não vivemos disso, mas acho que temos muito a aprender com eles. Afinal de contas, os jogos de quarta-feira são para nós uma final Olímpica, e, por mais que percamos, temos de fazer da melhor forma possível, dando o máximo de nós, para que possamos assim perpetuar esse espírito maravilhoso que já exala em nosso grupo, mas que pode melhorar. Sempre.

OS DEZ CONSELHOS DA MÃE DO MARCIO PCC

O atraso de Marcio PCC no último jogo, suscitou uma dúvida: por que o Marcio PCC só chega ao Aterro acompanhado do Juninho??? Como Juninho está fazendo um curso à noite será que ele também chegará sempre atrasado agora??? Pelo que vimos no último jogo, parece que sim. Mas, coitado, ele não tem culpa. A COLUNA teve acesso com exclusividade à cartilha feita pela mãe do Marcio PCC para liberar a ida do jovem ao Aterro. Vejam abaixo (com colaboração de Juninho):

1. Só vá ao aterro com Juninho.
2. Só atravesse a rua com o Juninho. Aquelas pistas são muito perigosas.
3. Só tire o agasalho na hora em que o jogo for começar. Está muito frio.
4. Não converse com estranhos: no Aterro há muitos deles.
5. Não se suje.
6. Não coma nada no Aterro. Aquele peixe frito nem pensar!
7. Tenha sempre um dinheiro extra pro bandido (essa ele não cumpre nem a pau!)
8. Se chover, jogue de guarda-chuva.
9. Não coloque nada dos outros na sua mochila. No Aterro só tem drogado, menos o Juninho, claro.
10. Só volte do Aterro com o Juninho, mas chegue sempre antes da meia-noite.

RELAXA, CHAVES

O atacante Chaves tem reclamando muito, dentro e fora de campo. O jogador precisa se acalmar e mudar a postura - para o bem dele próprio e do time. Eu, Alex e Renato já passamos por essa fase e, atendendo a pedidos de integrantes do time, fizemos um grande esforço para modificar as atitudes dentro de campo. Reconhecemos o erro e acho que conseguimos mudar pra melhor.

O camisa 10 é um líder e um dos principais jogadores do time. A sua postura e posição é exemplo para todos no Ellite. O jogador tem que se acalmar e reconhecer que todos erram, inclusive ele, mas ninguém o faz por querer. O Ellite precisa de você, Chaves!

BOLA FORA

Depois de ser elogiado aqui na última COLUNA, o meio-campo Felipe deu uma tremenda pisada de bola. Simplesmente não apareceu no último jogo sem dar sequer uma satisfação à diretoria. Não pode. É falha gravíssima. Todos têm compromissos fora e podem faltar. Exigimos apenas uma ligação prévia avisando, para saber com quem podemos contar. Que isso não venha a ser repetir.

GOLEIRO ADRIANO

Encontrei o ex-goleiro Adriano em Ipanema, semana passada. O jogador, que está um pouco acima do peso, confessou que ficou muito feliz em ter sido lembrado para a seleção do Ellite de todos os tempos, e disse que assim que tiver uma folga no trabalho vai aparecer no Aterro para abraçar o pessoal. Estamos esperando por você, Adriano!

FRANCK CALDEIRA

Como os amigos sabem, sou amante do Atletismo e não podia deixar de citar a vitória sensacional do Franck Caldeira no Maratona do PAN, domingo passado. Foi de emocionar. Registra-se aqui que tentei acompanhar o primeiro pelotão de corredores na altura de Ipanema. Eles correndo na rua e eu acompanhando-os pela ciclovia. É absurdo o ritmo: consegui acompanhá-los por cerca de 500 metros, mas, pra mim, já valeu a pena. Inesquecível.

RAPIDINHAS

- O técnico Guedão está parecendo o Parreira. Faz sempre as mesmas substituições. Só troca 6 por meia dúzia.
- A Guarda Municipal rebocou a Van de um amigo da COLUNA, que a utiliza para vender cachorro quente. Estava estacionada em local irregular.
- O ex-jogador Maurício furou mais uma vez: tinha marcado jogo com o Ellite, mas desmarcou com medo de tomar goleada e virar chacota. Pára com isso, Maurício.
[Voltar]